A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima inaugurou, na tarde desta terça-feira, 30, uma Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), pela primeira vez no Estado, e que irá funcionar dentro da Apac da Comarca
Com o objetivo de estimular a capacitação técnica e educacional no ambiente carcerário com vista à profissionalização e ressocialização, a unidade irá oferecer cursos de formação para 86 recuperandos. A iniciativa contribui para a ampliação da política pública de geração de renda no ambiente prisional, estimulando o trabalho e a inserção de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo.
O juiz Juarez Morais de Azevedo, da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, disse que o que está acontecendo em Nova Lima é um sonho que busca modificar o sistema prisional brasileiro, por meio da transformação e criação de um novo homem, realidade, segundo ele, diferente do restante do país. Além disso, o magistrado lembrou da implantação do Programa Novos Rumos e dos magistrados que sempre buscaram o aprimoramento da execução da pena no Estado e agradeceu a todos os envolvidos nesse projeto.
O recuperando José Antônio Júnio Silva falou em nome dos outros recuperandos e elogiou o sistema Apac, que, segundo ele, é o único modelo que consegue devolver para a sociedade uma pessoa recuperada e agora, formada, com a possibilidade de gerar educação e capacitação para o mundo.
Os internos, que ajudaram a construir o estabelecimento, terão à disposição cerca de 120 cursos, com aulas on-line, oferecidas pela rede Uaitec, distribuídas em três salas, sendo duas de videoconferência e outra de inclusão digital com 17 computadores e equipamentos que permitem a realização de cursos a distância.
A iniciativa faz parte da ação conjunta Digna Vida, criada e articulada pela Ouvidora-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), junto às Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); Defesa Social (Seds); Educação (SEE); Desenvolvimento Econômico (Sede); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Movimento Conspiração Mineira pela Educação, entre outros órgãos e entidades do Governo de Minas.
Diversas autoridades participaram da solenidade, entre eles os desembargadores Jarbas Ladeira, Nilson Reis e Sérgio Resende e a desembargadora Jane Silve.
Apac Feminina
Logo após a inauguração da Uaitec, foi lançada a pedra fundamental da criação da Apac Feminina de Nova Lima, que terá 24 vagas dividas entre local de cumprimento da pena, oficinas de trabalho, lazer e uma creche. A previsão de conclusão é no segundo semestre de 2016.