Na última terça-feira, 6 de outubro, os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Paracatu participaram da aula inaugural do curso de panificação. O treinamento é oferecido e aplicado pela Escola Móvel do Sesi/Senai em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Instituto Minas Pela Paz, através do Programa Regresso, e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac).
O objetivo do programa é capacitar e preparar os reeducandos da Associação para atuar como padeiros e confeiteiros. A capacitação vai durar trinta dias e ensinará técnicas e conceitos das atividades para 24 recuperandos.
Segundo o juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca, Rodrigo de Carvalho Assumpção, espera-se do curso a qualificação das pessoas atendidas pela Apac, “tornando-as úteis para a sociedade quando adquirirem a liberdade e, assim, evitando a reincidência”. O magistrado ainda ressalta a importância desse tipo de atividade na redução do excessivo ócio dos detentos, que são reincorporados à cadeia produtiva.
“A demanda por profissionais especializados em panificação e confeitaria é grande em todos os lugares. Além de favorecer a recolocação no mercado formal de trabalho, a qualificação traz aos recuperandos a oportunidade de desenvolver a unidade produtiva da Apac, gerando renda para eles e para a instituição”, explica Maurílio Pedrosa, gestor do Minas Pela Paz.
Fonte: TJMG