Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é a mais recente novidade no Centro de Reintegração Social de Pirapora, que passa a ter, a partir do próximo dia 10 de fevereiro, o Anexo EJA na Escola Estadual Argelce de Carvalho Mota, na cidade mineira. A iniciativa é fruto de um convênio com a Secretaria Estadual de Educação que vai disponibilizar 12 professores para ministrarem o ensino fundamental e ensino médio na sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) aos recuperandos do regime fechado.

Para o presidente do Centro de Reintegração Social, Carlos Alberto Xavier, “a instalação do Anexo EJA na Apac é um grande passo, pois a nossa primeira luz é o estudo. Aqui, nós temos 96 recuperandos do regime fechado e cerca de 60% são analfabetos; alguns, devem cumprir penas de até 12 anos, então, o melhor que podemos fazer é ajudá-los na busca do conhecimento, propiciando-lhes o ensino regular.”

Carlos Alberto vê também que oferecer estudo aos recuperandos pode facilitar a ressocialização, uma vez que, ao saírem da Apac, terão o seu certificado de conclusão de curso, para abrir portas e ajudar na hora de conseguir emprego. “Estamos analisando os históricos escolares de cada um, para a organização das turmas. Alguns nunca frequentaram a escola e esta nova possibilidade traz muita expectativa para todos”, conta o presidente.

A solenidade de inauguração e instalação do Anexo EJA será realizada no próximo dia 10 de fevereiro, às 8h30, na Apac de Pirapora, presidida pela Diretora do Foro da comarca, Wstânia Barbosa Gonçalves. Entre outras autoridades, participam também os juízes Leonardo Antônio Bolina Filgueiras, Mônica Silveira Vieira e Ivana Fidélis Silveira; o prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga; a superintendente da 30ª SRE, Sônia Mary de Ávila; a secretária Municipal de Educação, Arlete Alves, o diretor da Escola Estadual Argelce de Carvalho Mota, Gledson Alessandro Souza Silva e o presidente da Apac, Carlos Alberto Xavier.

Fonte: TJMG