A Associação de Promoção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pouso Alegre, região sul do Estado, comemorou em dezembro a formatura de 28 recuperandos no curso de mecânica básica de automóveis. A capacitação é fruto de uma parceria do programa Regresso, mantido pela organização Minas pela Paz, com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Sistema Fiemg, por meio da Escola Móvel Sesi/Senai, a Fiat Chrysler Automobiles e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
O curso de mecânica básica, iniciado em 2015, já formou 84 alunos nas Apacs de Sete Lagoas, São João del-Rei e Pouso Alegre. A proposta do projeto, desenvolvido em parceria com a montadora Fiat, combina teoria e prática, dando aos alunos o suporte necessário para uma qualificação de alto nível. “Construímos junto com a Fiat, por meio do Isvor Fiat, universidade corporativa da empresa, e da Escola Móvel do Sesi/Senai, uma nova metodologia para a aplicação dos conhecimentos, utilizando como base a experiência de uma empresa atuante no mercado”, explicou Maurílio Pedrosa, gestor do Minas pela Paz. Ele destacou ainda que a montadora doou dois carros, equipamentos e o instrumental necessário para as atividades.
Durante a entrega dos certificados, o superintendente-geral da Apac, Rogério Morais Barroso,afirmou que o curso foi um presente de Natal para a unidade. “Nós trabalhamos a recuperação do ser humano e, nesse processo, é fundamental que ele tenha uma profissão que possa ser colocada em prática lá fora. Quando nós olhamos para os apenados, sentimos que, muitas vezes, lhes faltou oportunidade. Agora, o curso lhes dá uma grande chance de ter uma carteira assinada, descobrir uma vocação e crescer em uma profissão”, acredita Barroso.
Em 2016, a capacitação será ofertada em outras unidades da Apac de Minas Gerais. Atualmente, o estado possui 36 associações em funcionamento e mais de 60 unidades em processo de instalação. As Apacs recebem o apoio do programa Novos Rumos do TJMG, que atua em favor da humanização das penas privativas de liberdade e da inclusão social. Saiba mais.
O Instituto Minas pela Paz é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) criada a partir de uma ação do conselho da Fiemg, composto por presidentes de algumas das maiores empresas de Minas. O programa Regresso, mantido pela organização, trabalha para a reinserção de apenados e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, com o objetivo de fortalecer a cidadania dos beneficiados e reduzir os índices de reincidência criminal.
Fonte: TJMG