No último dia 15 de outubro, Dia do Professor, a Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de Santa Luzia preparou uma homenagem aos professores do Projeto Retomada. Como enfatizou a coordenadora do projeto, Ayrde da Luz Siqueira Alves de Assis, da Consultoria Brisa: “O educador é finito, mas sua obra é infinita”.
Ela recordou o difícil início de formar professores entre os próprios recuperandos e os muitos questionamentos que recebeu do então coordenador do Programa Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade. “Na época, eu não tinha respostas, mas o senhor, desembargador, também sonhador como eu sou, acreditou em mim e, hoje, posso dizer que os professores são formados não só na metodologia, mas em atitudes”, destacou.
Ayrde Siqueira, a Brisa, como é chamada por todos, citou dados do Governo Federal que mostram que há, no sistema prisional do Brasil, 26.434 analfabetos, o que representa 5,6%, e 216.870 presos que não completaram o ensino fundamental, um total de 46%. Nesse sentido, ela admitiu ter orgulho em dizer que “estamos na vanguarda de uma política pedagógica para o sistema prisional, pois a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, orienta que as ações educativas dentro de uma instituição prisional tenham um plano político pedagógico, com a participação dos recuperandos e uma metodologia voltada para a socioeducação.”
O coordenador executivo do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, juiz de Direito José Ricardo dos Santos Freitas Véras, manifestou a importância do evento por ser “justíssima a homenagem aos professores”. Ele ressaltou o relevante papel do Projeto Retomada como forma de dar oportunidade aos recuperandos de finalizarem ou mesmo começarem seus estudos, uma vez que não o puderam fazer em outras épocas de suas vidas.
Para o desembargador Joaquim Alves de Andrade, que esteve à frente do Programa Novos Rumos por 12 anos, ações como essas precisam ter continuidade e citou Paulo Freire para dizer - “estamos plantando sementes do amanhã.”
O Projeto Retomada é uma parceria do Programa Novos Rumos com a Brisa Consultoria Ltda. e a Apac de Santa Luzia. O objetivo é oferecer formação educacional até a 4ª série do ensino fundamental aos recuperandos da Apac, cujas aulas são ministradas pelos próprios recuperandos que já tenham maior nível de escolaridade.
O supervisor pedagógico do projeto, ex-recuperando da Apac de Santa Luzia e aluno da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), deu seu recado aos professores e aos alunos: “Vocês, professores, devem alegrar-se, pois modificam muitas vidas positivamente. E com vocês, alunos, fica o dever de dar continuidade aos estudos.”
Estiveram também presentes na solenidade a representante da Facisa, professora Fernanda Soares, o coordenador do Curso de Pedagogia da Facisa, Rafael Adriano, a vice-presidente da apac de Santa Luzia, Laurienne Ayres de Queiroz Abritta, professores do Sesiminas e familiares dos recuperandos.
Os recuperandos da Apac de Santa Luzia fizeram uma apresentação musical para os professores recuperandos homenageados - Gualter, Hudson, Wesley e José Miguel – que ministram aulas de alfabetização e aceleração da aprendizagem para 15 alunos recuperandos.
Transformação
O trabalho de alfabetização é realizado na Apac de Santa Luzia desde 2006 e já possibilitou a mais de 120 recuperandos a conclusão do ensino fundamental, de 1ª a 4ª série. Dos recuperandos que passaram pelo processo, 70% tiveram mudanças significativas em suas vidas, são líderes comprometidos e responsáveis. Em liberdade, trabalham, continuam seus estudos e são referência de bom comportamento na sociedade.
Hoje, o projeto está consolidado e mostra os resultados positivos de uma ousada ação inicial que foi a ideia de capacitar o próprio recuperando com maior escolaridade para atuar como alfabetizador.
A metodologia da Brisa tem como foco a “Educação como Prática da Liberdade”, de Paulo Freire. Na prática, em 45 unidades de estudo, durante um ano de aprendizagem, é possível iniciar-se nos princípios da alfabetização e chegar à formação educacional exigida para certificação na 4ª série do ensino fundamental. A certificação é feita pela Escola Estadual Leon Renault, parceira do projeto desde o seu início.
Fonte: TJMG