Desde julho do ano passado, representantes de diversas entidades participam de reuniões mensais para organizar a realização do VII Congresso Nacional das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), que neste ano tem, como objetivo geral, fortalecer e unificar a aplicação do método APAC, consolidando, valorizando e ampliando parcerias.

O Congresso será realizado no período de 19 a 22 de julho de 2012, no Colégio Sant'Ana, Rua José Gonçalves, 88, em Itaúna/MG. A solenidade de abertura, na quinta-feira, 19 de julho, às 19h, tem a seguinte programação: Apresentação Artística dos Recuperandos da APAC de Itaúna; Exibição de Vídeo – “Histórico dos 40 anos”; Benção dos Trabalhos, pelo Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos. Às 20h, o governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, faz a Conferência de Abertura: "O papel do Estado para o processo de expansão e consolidação das APACs",

Participam ainda da abertura os coordenadores do Programa Novos Rumos do TJMG, desembargador Joaquim Alves de Andrade, Desembargador Jarbas Ladeira Soares Filho e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o presidente emérito das APACs e criador do Método Apac, Mário Ottoboni, o presidente do Conselho Superior da FBAC e juiz de Direito de Itaúna, Paulo Antônio de Carvalho, e o diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira.

O Congresso é uma realização da FBAC e tem como parceiros o Programa Novos Rumos do TJMG, a Secretaria de Estado de Defesa Social do Governo do Estado de Minas Gerais (Seds), o Centro de Apoio das Promotorias de Fundações e Entidades de Interesse Social (CAO-TS), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Instituto Minas pela Paz e a Fundação AVSI, dentre outros.

Apoio e participação

São esperados 320 congressistas, entre representantes das APACs de todo o Brasil, magistrados, promotores de justiça, estudantes e outros interessados, além de 100 integrantes da equipe de apoio.

Até o momento, diversos parceiros como o Programa Novos Rumos/TJMG, o CAO-TS/MPMG, o IMMP, a AVSI, a Mitra Diocesana de Divinópolis, Prision Fellowship International. a Confraternidade Carcerária do Chile, a Construtora Aterpa, Esfera, Pro Labore, o Grande Hotel de Itaúna, a Viação Itaúna, bem como diversas APACs de Minas Gerais já estão colaborando, seja com recursos financeiros, materiais ou de serviços, para a realização do congresso. A comissão organizadora está empenhada na procura de novos parceiros que queiram ajudar de alguma forma. Como explica o presidente da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira: “Estamos abertos para receber ajuda e doações”.

Interessados em colaborar, devem fazer contato com a FBAC, pelos telefones: (37)3242-4225 / 9954-2554. Para participar do congresso, o interessado deverá fazer a pré-inscrição no site www.fbac.org.br/congresso. Após análise da FBAC, será feita a inscrição definitiva. O valor das inscrições é de R$120,00 (cento e vinte reais).

O endereço da FBAC é Rua Olímpio Arruda, 367 – Bairro Belvedere, Itaúna/MG, CEP 35680-332, e-mail: fbac@fbac.com.br.

Fonte: TJMG