O Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realiza, de 8 a 12 de agosto, o Módulo II do 5º Curso de Formação de Gestores e Multiplicadores das Associações de Proteção aos Condenados (Apacs), em Itaúna. Mais de 30 participantes, que estiveram reunidos de 13 a 17 de junho, voltam agora para aprofundar questões relacionadas aos elementos fundamentais do Método Apac; os fundamentos bíblicos da Apac; a psicologia do preso e regulamento disciplinar, entre outras.
Neste segundo módulo, será apresentado um filme que retrata a vida de Franz de Castro Holzwarth, líder da Pastoral Penitenciária, morto em 1981, durante rebelião de presos em Jacareí, em São Paulo, quando havia sido chamado para mediar o motim, juntamente com Mário Ottoboni, e se ofereceu para ficar como refém no lugar de um policial militar. Foi um defensor dos direitos humanos e dá nome ao Prêmio Franz de Castro Holzwarth concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, (OAB/SP), às personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos.
Todas as atividades são iniciadas e terminadas com momentos de oração, sendo a religiosidade um dos 12 elementos do Método Apac.
O curso será encerrado com a entrega dos certificados, que será feita pelo coordenador do Programa Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade.
Fonte: TJMG