Mais uma Apac a ser implantada, desta vez, na comarca de Guanhães vai mobilizar a sociedade em torno desta iniciativa que tão bons resultados têm trazido a Minas Gerais. No dia 28 de maio, às 19h, representantes dos três poderes, de órgãos públicos, empresariado e líderes da comunidade local se reúnem para debater a viabilização de implantação de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) em Guanhães.
“Os resultados da experiência com as Apacs mostra que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está no caminho certo – é preciso buscar a efetividade da justiça criminal, com respeito à dignidade humana, trazendo de volta ao convívio saudável da sociedade aquelas pessoas que infrigiram as leis e cometeram ilícitos”, diz o coordenador executivo do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.
A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal, rua Odilon Behrens, 193 – centro de Guanhães/MG. O evento é uma ação conjunta do Programa Novos Rumos do TJMG, da Direção do Foro local e Ministério Público da Comarca e baseia-se no apoio e participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada de Guanhães.
Participam da audiência, entre outras autoridades, os coordenadores do Programa Novos Rumos, desembargador Jarbas de Carvalho Ladeira Filho e o juiz de Direito Luiz Carlos Rezende e Santos, o juiz Diretor do Foro da Comarca de Guanhães, Arnoldo Assis Ribeiro Júnior e a promotora de Justiça Josiane Moreira Soares.
A rotina dos recuperandos passa pelos 12 elementos do método: Participação da comunidade; Recuperando ajudando o recuperando; Trabalho; Assistência Jurídica; Assistência à saúde; Valorização humana; Família; Voluntário e sua formação; Centro de Reintegração Social – CRS; Mérito e Jornada de Libertação com Cristo. Esses 12 elementos serão abordados pelo Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ao final das exposições.
O presidente da Apac de Santa Maria do Suaçui, João Bosco Godinho Ferreira vai falar sobre sua experiência na implantação e desenvolvimento de uma unidade apaquiana, os desafios e as soluções vivenciadas.
Haverá a participação do Grupo Musical da Apac de Santa Luzia formada pelos recuperandos Cleiton Barbosa Marques, Daniel Luiz Santos Simplício, Iaro Martinhs Júnior, Luiz Fernando dos Santos, Washington dos Santos Cardoso e William Bernardes Alves. Participe você também que é Guanhanense ou que mora na região, venha conhecer como funciona uma Apac.
Fonte: TJMG