Será realizado, de sexta a domingo, dias 13 ,14 e 15 de novembro, nas comarcas de Leopoldina e Machado, o I Seminário de Estudos sobre o Método Apac de Formação de Voluntários. O evento tem como objetivo divulgar a metodologia da Associação de Proteção e Assistências aos Condenados (Apac) e buscar voluntários para o desenvolvimento da Associação nas comarcas através da mobilização social. O público alvo do Seminário é a comunidade e os voluntários das comarcas. Serão abordados temas como a psicologia dos presos, a função da pena e a valorização humana.

A Apac procura, através de trabalhos como artesanato e cultivo de horta, recuperar e reintegrar os condenados a penas privativas de liberdade e inseri-los no convívio social. A associação visa também promover a humanização das prisões sem perder a finalidade punitiva da pena.

A Apac faz parte do projeto Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que é subordinado à 3ª Vice-Presidência do TJMG e consiste na adoção do seu método como política pública de Execução Penal no estado de Minas Gerais.

Machado

A Apac de Machado já opera e conta com 9 recuperandos. O evento será aberto pelo juiz de direito da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Criminais da comarca de Machado, Cláudio Hesketch. O painel de abertura do Seminário será apresentado pela desembargadora e coordenadora-geral do projeto Novos Rumos na Execução Penal, Jane Ribeiro Silva.

Informações e inscrições na Câmara Municipal de Machado, rua Coronel Jacinto, 184, Centro, e pelos telefones (35) 3295-1386 e (35) 3295-1897. Serão fornecidos certificados de participação.

Leopoldina

A Apac de Leopoldina já está em funcionamento, auxilia a 20 recuperandos e recebe a ajuda de 15 voluntários. A abertura do Seminário será feita pelo juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Alexsander Antenor Penna Silva. O juiz e coordenador-Executivo do Projeto Novos Rumos na Execução Penal, Luiz Carlos Rezende e Santos, vai apresentar painel na abertura do Seminário. O evento contará também com a presença do desembargador da 18ª Câmara Cível Guilherme Luciano Baeta Nunes.

Informações e inscrições no Fórum de Leopoldina, na 19ª seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais, que fica na rua João Lamarca, 44, Centro, e pelo telefone: (32) 3441-133. O Seminário será no Salão Paroquial São José Operário, rua Antônio Frederico Ozanan, Fátima, Leopoldina/MG.

Fonte: TJMG