Em fase de conclusão das obras de seu Centro de Reintegração Social (CRS), a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Rio Piracicaba realiza, de 15 a 17 de outubro, o I Seminário de Estudos sobre o Método Apac – Formação de Voluntários. O objetivo é divulgar a metodologia apaqueana, de modo que mais voluntários sejam mobilizados. O evento é uma promoção do programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
O seminário será realizado na Câmara Municipal (av. Dom Joaquim Silvério, 174, Centro). Para mais informações e inscrições, entrar em contato com o Fórum da Comarca de Rio Piracicaba, pelo telefone (31) 3854-1231. Na abertura, sexta-feira (dia 15), haverá palestras do juiz da 2ª Vara Cível da comarca de Itabira e cooperador de Rio Piracicaba, Afrânio José Fonseca Nardy, que está à frente do processo de implantação da Apac local, e do coordenador executivo do programa Novos Rumos do TJMG, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. Em 16 e 17 de outubro, a equipe da FBAC irá conduzir o seminário, expondo, entre outros temas, os elementos fundamentais do método, a importância do planejamento, a psicologia do preso.
Apac feminina
O seminário de formação de voluntários é um dos passos para implantação e desenvolvimento de uma entidade apaqueana. O CRS de Rio Piracicaba irá abrigar uma Apac feminina, com capacidade para 25 vagas. Reforçando os testemunhos durante o seminário,a equipe da FBAC irá levar uma recuperanda da Apac feminina de Itaúna, onde condenadas de Rio Piracicaba farão posteriormente um estágio de dois meses, visando assimilar o método e o funcionamento diário de uma Apac.
Novos Rumos
O programa Novos Rumos visa promover a implementação e o desenvolvimento de estratégias humanizadoras relacionadas às pessoas em conflito com a lei e tem como uma de suas iniciativas propagar e consolidar a metodologia Apac em todas as comarcas mineiras, como alternativa ao sistema comum das prisões de nosso Estado.
Fonte: TJMG