Será realizada na próxima segunda-feira, 15 de março, audiência pública sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Timóteo. O evento, aberto ao público, acontecerá às 19h, no auditório da Prefeitura local (avenida Acesita, 3230, bairro São José).
Criada juridicamente em 2007, na forma do Projeto Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Apac de Timóteo realizou, em setembro de 2008, o 1º Seminário de Estudos sobre o Método Apac – Formação de Voluntários.
O objetivo da audiência, agora, é sensibilizar e mobilizar as autoridades, empresas e diversos segmentos da sociedade civil para a necessidade de se destinar terreno para construção do Centro de Reintegração Social (CRS) da Apac de Timóteo.
A audiência pública contará com a presença do coordenador-executivo do Projeto Novos Rumos na Execução Penal do TJMG, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, do juiz da Vara Criminal de Timóteo, Ronaldo Batista de Almeida, das autoridades dos três municípios que compõem a Comarca (Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria), de presidentes de associações comunitárias e outras entidades.
Novos Rumos
A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Possui uma metodologia que visa a valorização humana, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. O objetivo é promover a humanização do sistema prisional, diminuindo a reincidência criminal e propiciando a proteção da sociedade.
O Projeto Novos Rumos na Execução Penal do TJMG visa propagar a metodologia apaqueana e apoiar a implantação, consolidação e ampliação das Apacs nas comarcas mineiras. O projeto, lançado pelo TJMG em 2001, é acompanhado pela Assessoria de Gestão da Inovação (Agin), subordinada à 3ª Vice-Presidência do TJMG, que tem à frente a desembargadora Márcia Milanez.
Fonte: TJMG