Com a adesão de 99 funcionários de 23 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) do Estado de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Projeto Novos Rumos na Execução Penal, e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) está realizando, em Itaúna, o 1º Curso para Gerentes e Plantonistas das Apacs, que começou ontem.
O objetivo do encontro é capacitar gerentes administrativos ou funcionário responsável pela área disciplinar, bem como plantonistas a estabelecerem bom relacionamento com os recuperandos e outros públicos, aprimorando os requisitos de disciplina e segurança, de forma a contribuir para um ambiente de ordem, pautado entretanto por princípios éticos, de colaboração e de entusiasmo.
No primeiro dia de curso foi apresentado o painel “Gestão de Pessoas”, com o consultor empresarial Paulo Corrêa, seguido pelo painel “Ética e Administração”, ministrado pelo juiz criminal da comarca de Itaúna, Paulo Antônio de Carvalho. Finalizando o dia, o diretor executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, falou sobre o tema “Pedagogia da Presença”, que tem a finalidade de conhecer bem as pessoas com as quais o funcionário ou voluntário vão conviver no dia-a-dia da Apac.
“Orientações da FBAC” e “Regulamento Disciplinar/Portarias/Manual do Plantonista” são os temas a serem tratados hoje, dia 28 de abril.
Instituição do Século XXI
Para o consultor empresarial Paulo Corrêa, que vem ministrando palestras voluntariamente para as Apacs, e apresentou o painel “Gestão de Pessoas”, “as Apacs são instituições do século XXI, já que estão moldadas para o atendimento do ser humano, como um ser holístico, pós-industrial, fenômeno que vem se tornando tendência mundial”.
Além do curso para gerentes administrativos e plantonistas, o TJMG e a FBAC, dentro de suas estratégias de qualificar e capacitar dirigentes, funcionários, voluntários e recuperandos das Apacs, realizou em março passado, o 1º Curso de Administradores das Apacs, direcionado para o presidente da Diretoria Executiva, que exerce o cargo voluntariamente e para as funções administrativas de encarregado da tesouraria e secretário executivo.
A assessora do Projeto Novos Rumos do TJMG, Marina Vilhena, destaca a importância da realização desses cursos, “a Apac é exemplo de rompimento de conceitos, sendo então necessário promover o conhecimento referente a gestão, desenvolver o senso crítico e as competências que gerem mudanças de paradigmas, com foco humanista, inovador e criativo. Necessário também capacitar os funcionários na padronização de procedimentos, no sentido de manter a integridade da metodologia apaqueana”, frisou.
Participam do curso 99 funcionários das Apacs de Alfenas, Arcos, Campo Belo, Canápolis, Caratinga, Frutal, Governador Valadares, Itaúna, Lagoa da Prata, Leopoldina, Nova Lima, Paracatu, Passos, Perdões, Pirapora, Pouso Alegre, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Três Corações e Viçosa. Presente também representantes da Apac de Cachoeiro do Itapemirim,, no Estado do Espírito Santo.
Atualmente existem 24 Apacs em funcionamento no Estado, que funcionam em prédios específicos sem a presença de policiais e agentes penitenciários. A previsão é de que até o começo do ano de 2010 sejam inaugurados mais nove Centros de Reintegração Social (prédio onde abriga a Apac), totalizando 33 Apacs em funcionamento.
Fonte: TJMG