O desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente do TJMG e da Amagis, foi homenageado nesta quinta-feira, 22/9, em Araguari, em solenidade realizada no Fórum da comarca.
Em nome dos magistrados e servidores, a juíza Ana Régia Santos Chagas, diretora do foro, agradeceu o empenho, o carinho e a dedicação que o desembargador Nelson sempre teve com a Comarca. "Esta é uma justa e merecida homenagem. O nome do senhor ficará para sempre em Araguari. Hoje, expressamos nossa eterna gratidão ao grande líder que honra a Magistratura mineira: Nelson Missias de Morais". A juíza agradeceu também ao prefeito Renato Carvalho e a seu antecessor Marcos Coelho, pela revitalização da Praça da Justiça.
Em seu pronunciamento, o desembargador Nelson Missias falou da alegria em retornar à Comarca de Araguari, onde instalou uma Seccional da Amagis quando presidiu a Associação, e iniciou as obras do prédio do Fórum quando presidiu o Tribunal de Justiça.
"Entrar aqui neste prédio, acompanhado de tantos juízes amigos é uma alegria", destacou o magistrado. Segundo ele, a construção de um fórum é vetor de desenvolvimento de uma região, o que aconteceu e acontece em Araguari. Nelson Missias ressaltou ainda que, dos quatro juízes auxiliares da Presidência do TJMG em sua gestão, três estavam presentes na solenidade e continuam na luta em favor de um Judiciário forte e de uma sociedade mais pacificada. "Um deles é o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a juíza Rosimere das Graças do Couto e o juiz Jair Francisco dos Santos, peças fundamentais para a implementação e inauguração do novo prédio do Fórum", afirmou.
Praça da Justiça
A solenidade marcou também a inauguração da Praça da Justiça, que fica em frente ao prédio do Fórum, na avenida Doutor Oswaldo Pierucetti. O prefeito da cidade, Renato Carvalho falou da importância do novo prédio do Fórum e da criação da Praça da Justiça, nome dado pelo desembargador Nelson Missias. "Araguari ganhou muito com o novo Fórum e com a Praça. Agradeço aos magistrados presentes. Os senhores personificam o Judiciário e representam a responsabilidade e o trabalho. Tenho muito orgulho de ter em Minas o time que temos no Poder Judiciário", afirmou.
Nelson Missias agradeceu ao prefeito bem como ao seu antecessor. "A paz é a obra da Justiça. Quando há um litígio entre as pessoas, é no Judiciário que elas buscam a pacificação ou a solução para aquele conflito", ressaltou o magistrado, lembrando de quando esteve em Araguari conversando com o então prefeito Marcos Coelho. "Falei com o prefeito na ocasião sobre a Praça que ficaria em frente ao Fórum novo e disse: 'Nós daremos um Fórum para Araguari e o senhor dará uma nova Praça”, lembrou. "Republicanamente, o atual prefeito está hoje aqui conosco neste momento sublime para Araguari", disse o magistrado, que batizou o local como Praça da Justiça.
A placa de inauguração da nova Praça foi descerrada pelo desembargador Nelson Missias, pelo prefeito Renato Carvalho, pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende, pela vice-prefeita da cidade, Maria Cecília de Araújo e pelo presidente da Câmara Municipal de Araguari, Leonardo Rodrigues Neto.
Juízes e servidores de Araguari e magistrados da região do Triângulo mineiro participaram do evento.