O Movimento pela Conciliação já integra o cotidiano do Judiciário mineiro e, durante o ano, diversas comarcas realizam mutirões e semanas dedicadas a solucionar os litígios por meio do acordo. É o caso da comarca de Arinos, no Norte de Minas, que, no período de 14 a 18 de março, vai realizar sua 1ª Semana da Conciliação. Todas as ações agendadas, passíveis de conciliação, sejam dos Juizados Especiais, da área cível ou da área de família, vão ser analisadas nesse período. Também as transações criminais vão ser priorizadas na Semana. Até o final da semana passada, já haviam sido agendadas 75 audiências. A expectativa da equipe é realizar, pelo menos, 100 audiências de conciliação.

Segundo a juíza da comarca, Tainá Silveira Cruvinel, a iniciativa foi motivada pela Semana Nacional da Conciliação 2010, realizada no final do ano. “A experiência positiva da Semana incentivou jurisdicionados, servidores e advogados, que sugeriram repetir outros eventos conciliatórios no decorrer do ano. Além da 1ª Semana em Arinos, estamos planejando mais duas até o fim do ano”, revela.

A juíza explica que a iniciativa propicia um ambiente mais adequado à conciliação. “As próprias partes já chegam ao fórum imbuídas do espírito conciliatório e todos ficam mais focados nos acordos”, conclui.

A magistrada enfatiza que a semana da conciliação permite que seja concedida atenção especial até mesmo aos processos que não gozam de prioridade legal de tramitação, mas que também são importantes para os jurisdicionados e seus advogados.

Fonte: TJMG