Praticar exercícios físicos fortalece o sistema imunológico e combate o oportunismo da Covid-19
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o isolamento social têm feito muitas pessoas se tornarem sedentárias, por não conseguirem praticar sua caminhada, sua corrida, seu esporte favorito. Contudo, uma nova demanda surgiu: repensar o estilo de vida e criar novas rotinas.
Já se sabe da importância dos exercícios no combate a várias doenças, dentre elas, infarto e asma, por exemplo. O condicionamento cardiorrespiratório é o que faz coração e pulmão terem uma relação muito próxima, íntima e dependente, além de hormônios que estimulam o bem-estar, o que fortalece diretamente o sistema de defesa de nosso organismo.
Efeitos negativos são consequências do sedentarismo e do isolamento social, tais como perda de massa óssea (osteopenia) com agravamento para osteoporose e diminuição de vitamina D, pela ausência do banho de sol.
Mas uma pergunta é comum: como manter corpo e mente saudáveis em meio a quarentena e praticar atividade física em casa?
Então, ‘bora’ praticar: alguns exercícios super fáceis de fazer dentro de casa ajudam a manter o corpo ativo e a mente sã!
Caminhada na garagem, abdominais simples no tapete da sala, dançar com um vídeo da internet, por exemplo, podem ser suficientes para combater a preguiça e o tédio. E o mais legal: 10 a 30 minutos/dia, todos os dias, já são suficientes.
E para aqueles que não pararam de trabalhar e adoraram o famoso home office, cuidado com a postura. A praticidade de trabalhar de casa, às vezes, nos leva a um mau hábito: sentar de qualquer jeito na cadeira, e pior ainda, no sofá, pode gerar dores crônicas na coluna. Assim, posicionar-se de forma ereta em cadeira com encosto e manter os pés bem apoiados no chão em um local adequado para realização da atividade contribuem satisfatoriamente para o bem-estar muscular e mental.
Esticar-se é fundamental. Diversos alongamentos podem ser pesquisados e executados com segurança.
Assim, em tempos de um novo normal, a ‘velha’ conduta se faz necessariamente atual.
Movimente-se!!!
Roberto Barata
Fisioterapeuta do programa Amor à Vida, da Amagis Saúde