Diversas autoridades receberam, nesta quinta-feira, 10, a Medalha do Mérito Legislativo 2011, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre os homenageados estavam onze magistrados mineiros: os desembargadores Gutemberg da Mota e Silva, Nelson Missias de Morais, Paulo Cézar Dias, Renato Martins Jacob e Vitor Inácio Peixoto Parreiras Henriques; e os juízes Bruno Teixeira Lino, Carlos Eduardo Vieira Gonçalves, Ricardo Acabayaba Vieira, José Américo Martins da Costa, Luciana Diniz Nepomuceno, do TRE-MG, e Fernando Armando Ribeiro, do TJMMG.
O presidente da Assembleia deputado Dinis Pinheiro cumprimentou todos os agraciados e abriu seu discurso com a citação: "Toda sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência". De acordo com o deputado, a homenagem “é uma singela demonstração de reconhecimento aos elevados e indiscutíveis méritos na promoção do bem comum e no esforço permanente da incansável busca movida pelo amor ao próximo. Todos os agraciados nos dão exemplo de solidariedade e de verdadeira vocação pública”.
O orador oficial da cerimônia foi o vice-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho. Em seu discurso, o vice-governador saudou a Assembleia Legislativa, segundo ele, pioneira na abertura do diálogo com a sociedade. “É o povo que faz a verdadeira política com seu voto nas urnas, com sua escolha de representante, com sua delegação de poderes. E agora, e cada vez mais, o único caminho para fortalecer e consolidar o Estado Democrático: sua participação direta e constante nos assuntos e nas decisões do Estado. Este é o grande compromisso nosso: fazer governo e sociedade andarem de mãos dadas pelos caminhos do presente e no rumo do futuro”, afirmou.
A solenidade foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte, e contou com a presença de representantes dos Três Poderes.