seminarioalmg.jpg

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, participou no início da tarde hoje, da abertura do Ciclo de Debates Legislação Eleitoral e Eleições 2010, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, no plenário do órgão legislativo.

Para o presidente da Associação, que participará amanhã da mesa sobre condutas vedadas na lei eleitoral, a iniciativa merece todo o apoio, pois a qualidade dos trabalhos eleitorais influi diretamente no aperfeiçoamento dos instrumentos constitutivos da recente democracia brasileira.

Na avaliação do presidente do TRE-MG, desembargador Baía Borges, as mudanças ocorridas este ano são mais pontuais e não trazem grandes alterações no sistema eleitoral. Para ele, a principal mudança está na postura das instituições que reforça o que a comunidade quer, pois se tem notado maior efetividade quanto à coerção de práticas indevidas, inclusive com o afastamento de políticos eleitos. “É uma coisa paradoxal, pois é uma coisa triste par a democracia, mas boa no sentido de que ela está funcionando, e a frente dela o Judiciário”, comentou.

Para o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho, a realização do ciclo é fundamental para que todos acompanhem as mudanças ocorridas na legislação eleitoral sob todos seus aspectos. Ainda de acordo com o parlamentar é papel da casa legislativa proporcionar esse amplo debate entre a sociedade e personalidades capazes de dar orientações e esclarecimentos sobre o processo eleitoral.