
Durante encontro na tarde desta segunda-feira, 3, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, entregaram o anteprojeto da nova Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ) ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro.
Essa é mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela Amagis e pelo TJMG para o aprimoramento da Lei. A diretoria da Associação mantém um diálogo permanente com os deputados, demonstrando a importância das emendas para o Judiciário e para a sociedade mineira. O presidente da Amagis destacou a importância da participação de toda a magistratura mineira no contato com os parlamentares de suas regiões para que o projeto tenha uma tramitação célere na Casa.
Participaram a reunião, além dos presidentes da Amagis, do TJMG e da ALMG, os deputados Dilzon Melo, Ivair Nogueira, Durval Ângelo, Alencar da Silveira Júnior, Tiago Ulisses e Lafayette de Andrada, os desembargadores Almeida Melo, Saulo Versiani, Newton Teixeira, Doorgal Andrada, Nelson Missais e Edgard Penna Amorim e os juízes Alberto Diniz e Maurício Soares.
Nos últimos meses, com o apoio da diretoria da Amagis, Herbert Carneiro envidou esforços para que a nova LODJ traga avanços para a classe e, consequentemente, por uma Justiça cada vez mais célere e eficiente aos cidadãos.
No dia 23 de outubro, durante sessão do Órgão Especial do TJMG, Herbert Carneiro, e o desembargador Nelson Missias de Morais (ex-presidente da Amagis e, atualmente, vice-presidente da AMB), defenderam matérias de interesse da classe, inclusive, no debate de emendas que não haviam sido propostas pela Associação. Além do presidente da Amagis e do vice-presidente da AMB, os desembargadores Tiago Pinto e Doorgal Andrada também foram autores das propostas.
Outra etapa importante para garantir a entrega do anteprojeto da nova LODJ ao presidente da ALMG foi cumprida no dia 18 de dezembro, quando ocorreu a aprovação da redação final do texto do anteprojeto no Órgão Especial do TJMG. No dia seguinte à aprovação do documento, a diretoria da Amagis reuniu-se para definir a retomada da interlocução com os parlamentares durante a tramitação da proposta na Assembleia.