A ENM/AMB assinou nesta quarta-feira (3) convênio inédito com a Samford University, localizada em Birmingham, maior cidade do estado americano do Alabama, para o curso de mestrado em Direito Comparado (MCL) da Cumberland School of Law.
Além do presidente da AMB, João Ricardo Costa, estiverem presentes no ato da assinatura o vice-diretor presidente da ENM/AMB, Cláudio dell’Orto, o vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Ricardo Barreto, o professor Michael D. Floyd, diretor de Estudos Internacionais da universidade americana, e a desembargadora Maria Cristina Zucchi, do TJSP.
Para Michael, o convênio proporciona o entendimento e o aprendizado mútuo sobre os diferentes sistemas judiciais. “Nós aprendemos muito com a experiência de outros países”, conta.
Segundo Dell’Orto, os juízes brasileiros podem aprender com a Common Law, estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra, e que se baseia mais na jurisprudência que no texto da lei.
“Esse é o primeiro de uma série de intercâmbios que a ENM/AMB pretende fazer com várias entidades internacionais, não só para oferecer a oportunidade para o associado ir para o exterior, como também para recebermos estudiosos que queiram conhecer o nosso sistema de formação e aperfeiçoamento de magistrados, que é um dos melhores do mundo”, afirma o vice-diretor presidente da ENM/AMB.
As inscrições serão abertas em fevereiro e o processo seletivo será realizado em março, na sede da ENM/AMB em Brasília. O candidato será submetido à prova escrita e oral. O primeiro colocado ganhará uma bolsa que cobre a primeira anuidade do curso.
Foto: Ascom/AMB / Fonte: ENM