O Tribunal de Contas da União (TCU) julga nesta quarta-feira, 7, a partir de 17h, as contas do governo da presidente Dilma Rousseff relativas ao ano de 2014. Uma eventual desaprovação das contas no TCU pode levar o Congresso a rejeitar o documento, o que abre caminho para um processo de impeachment da presidente.

Para assistir ao julgamento ao vivo, clique na imagem abaixo:

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender o julgamento. Em ação protocolada nesta terça na Suprema Corte, o governo pedia que o julgamento fosse suspenso até que o TCU analisasse, antes das contas, um pedido de afastamento do relator do processo, ministro Augusto Nardes, acusado pelo Planalto de não demonstrar isenção e imparcialidade para estar à frente do caso.

Irregularidades

Entre as supostas irregularidades analisadas pelo TCU estão as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistem no atraso dos repasses para instituições financeiras do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários. A manobra obrigou instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a usarem recursos próprios para honrar os compromissos, numa espécie de “empréstimo” ao governo.