O processo de criação da Escola da Magistratura da Amagis chegou a mais uma etapa nesta segunda-feira, 13/6, em reunião realizada na sede da Associação. O professor Waldir de Pinho Veloso foi convidado para preparar as minutas do Estatuto, do Regimento Interno e também do projeto político-pedagógico da Escola.

Waldir de Pinho Veloso é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros, pós-graduado em Direito Econômico e Empresarial pela mesma Universidade e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia, além de autor de diversas obras jurídicas.

A proposta de Estatuto está sendo detalhadamente analisada pela Comissão Provisória de Apoio à Criação da Escola Superior da Magistratura da Amagis, que está apresentando ideias sobre pontos do documento, que receberá também sugestões do professor Waldir de Pinho Veloso.



Residência jurídica

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, participou da reunião, contribuiu com as discussões e pôde também conhecer o modelo de convênio que a Amagis está preparando com a Escola Superior Dom Helder no âmbito da residência jurídica, recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça.

No início de abril, a Diretoria da Amagis já havia se reunido com o desembargador Tiago Pinto na Ejef, quando o presidente da Associação apresentou o modelo que será adotado para oferecer cursos na Escola da Magistratura da Amagis, que está sendo criada, e destacou o empenho da equipe da Ejef, “que tem feito um trabalho magnífico na forma de atuação da Escola Desembargador Edésio Fernandes”.

Participaram da reunião desta segunda-feira, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o 2º vice-presidente do TJMG e superintende da Ejef, desembargador Tiago Pinto, e vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Associação, desembargador Maurício Pinto Ferreira, o ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, o juiz Richardson Xavier Brant, o juiz Murilo Silvio de Abreu, auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, o assessor da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Washington Luiz da Silva, e o professor Waldir de Pinho Veloso.

A Comissão Provisória de Apoio à Criação da Escola Superior da Magistratura da Amagis é formada pelos seguintes magistrados: Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho (presidente), juiz Thiago Grazziane Gandra (secretário), juízas Juliana Mendes Pedrosa e Mônica Silveira Vieira e juízes Aloysio Libano de Paula Junior, Auro Aparecido Maia de Andrade, Renzzo Giaccomo Ronchi, Richardson Xavier Brant e Rodrigo de Carvalho Assumpção.