Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 30, em Belo Horizonte, foi empossada a diretoria da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG) para o biênio 2017/2019. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, compareceu à cerimônia.

Foto: Leandro Couri / ADEP-MG

O defensor público Eduardo Cyrino Generoso foi reconduzido ao cargo da presidência, reafirmando o compromisso da Adep-MG de lutar pela valorização e simetria da carreira em relação às demais carreiras jurídicas. “Me candidatei novamente ao cargo da presidência porque sei que nossas dificuldades já foram maiores e nós as enfrentamos”, destacou Eduardo Cyrino, que citou ainda durante seu discurso o atual cenário político e econômico no qual se encontra o país, destacando a importância neste e nos demais momentos do papel da defensoria pública. “ Somos garantidores da dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Servimos as pessoas, fazemos o bem. É preciso persistir, superar e andar para frente. Estamos resistindo bravamente às propostas de alterações normativas que retiram direitos do cidadão, como a reforma da Previdência. Se a crise econômica é uma realidade, a missão da nossa associação é contornar os obstáculos e superá-los”, afirmou ele agradecendo a presença de todos e a confiança dos defensores públicos mineiros na diretoria da Adep-MG.

AdepMG

O defensor-público Geral do Estado de Minas Gerais em exercício, Wagner Ramalho Lima, parabenizou os empossados desejando êxito na gestão. “Sejam firmes pois os desafios são muitos. E o contexto político e econômico do país exige nossos esforços com muito afinco”, afirmou ele se referindo aos anseios da classe e à grande demanda daqueles que procuram por assistência jurídica. Wagner Ramalho conclamou a Associação e todos os defensores públicos mineiros a atuarem em conjunto pelo fortalecimento da instituição e a conseqüente melhoria do acesso à Justiça para o povo de Minas Gerais.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Antônio José Maffezoli Leite, destacou que é uma honra prestigiar a posse da diretoria da Adep-MG e falou sobre a importância dos defensores públicos mineiros para a manutenção de direitos, e, principalmente, para que não haja retrocessos na carreira. “A Adep-MG tem um papel de extrema relevância nas grandes conquistas históricas da defensoria pública. Espero contar sempre com todos vocês pois somente a união e a somatória de esforços podem fazer com que a luta seja menos penosa”, afirmou.

AdepMG

A posse foi realizada no Museu Histórico Abílio Barreto e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas a secretária-adjunta do Estado da Casa Civil, Mariah Brochado, representando o governador Fernando Pimentel; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Minas Gerais, Ricardo Sales Cordeiro; o procurador de Justiça Arnaldo Soares, representando o procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Tonet; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, representando o prefeito Alexandre Kalil; além de representantes da Associação Mineira do Ministério Público e da OAB-MG, entre outros.