O novo fórum da Comarca de Espinosa, no Norte de Minas, foi inaugurado nesta quinta-feira, 2/6. O juiz Rodrigo Kuniochi, da Comarca de Bocaiúva, representou o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que estava cumprindo agenda em Brasília.  

  

O novo Fórum Doutor José Cangussu traz a marca da modernidade e substitui o antigo prédio que abrigou a sede da comarca por vários anos e que não atendia mais os anseios de servidores e jurisdicionados.

O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, diretor de Patrimônio da Amagis, foi homenageado pela servidora Maria das Dores Ferreira, que lhe entregou uma placa alusiva aos tempos em que atuou na comarca na década de 1990. Na ocasião, o presidente Gilson Lemes foi homenageado com uma placa, entregue pelo diretor do foro, juiz André Almeida, que o parabenizou pela exitosa gestão à frente do TJMG. 

Inauguração

Em seu discurso, o presidente do TJMG citou alguns aspectos históricos, econômicos e culturais da comarca e agradeceu a todos que contribuíram para a conclusão da obra, citando o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, superintendente de Obras do TJMG, o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos, que também é vice-presidente de Saúde da Amagis a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, o diretor do foro, juiz André Gustavo Lopes Moreira, e o médico Heron de Freitas, que doou o terreno para a construção.

Construção

O juiz André Gustavo Lopes Moreira de Almeida, diretor do foro, afirmou que as tratativas para construção do novo fórum se iniciaram antes da sua chegada à comarca, com magistrados que o antecederam, junto à Presidência do TJMG, especialmente o juiz Rodrigo Kuniochi, atualmente na Comarca de Bocaiuva.

Atualmente, a comarca possui 5,3 mil processos no acervo. A vara única, de competência mista, atende, principalmente, casos de relação de consumo, na área cível, e de casos vinculados à Lei Maria da Penha e tráfico de drogas, na esfera criminal. Além de Espinosa, integram a comarca o município de Mamonas e os distritos de Itamirim e Barrinha.

Presenças

Também participaram da solenidade de inauguração do Fórum Doutor José Cangussu o prefeito de Espinosa, Milton Barbosa Lima; o presidente da Câmara Municipal de Espinosa, vereador Aldino Barbosa Dantas; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais  Leopoldo Mameluque; o juiz da Comarca de Bocaiúva e que atuou em Espinosa, Rodrigo Kuniochi, além de representantes do Ministério Público,  Defensoria Pública,  Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espinosa, Polícias Civil e Militar.

*Com informações do TJMG
Crédito das fotos: Mirna de Moura/TJMG