Associadas, associados e familiares participaram na noite desta quinta-feira, 11/04, do workshop sobre finanças pessoais na prática ministrado pela educadora financeira Ariadne Sodré. O evento, promovido pela Amagis por meio da Coordenadoria Amagis Mulheres, foi realizado na sede da Associação e transmitido ao vivo pelo YouTube.

Ariadne Sodré compartilhou seus conhecimentos e experiências sobre planejamento e organização financeira, relação emocional com o dinheiro, dificuldade em poupar, gastos impulsivos e racionais, investimentos, entre outros temas.

Assista abaixo ao workshop na íntegra: 

Se a janela de vídeo não abrir, clique aqui

 

A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, representou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e destacou a relevância dos assuntos debatidos no workshop, principalmente para as mulheres. "Com esse encontro, pudemos explorar não apenas os aspectos práticos do planejamento financeiro, mas também refletir sobre nossas próprias atitudes e crenças em relação ao dinheiro. Essa consciência é essencial para construir uma base sólida para o sucesso financeiro a longo prazo, principalmente para nós, mulheres", afirmou.

 

A diretora da Coordenadoria Amagis Mulheres, juíza Roberta Chaves Soares, ressaltou a importância do planejamento financeiro e dos temas discutidos no evento. “É sempre uma alegria para a Amagis Mulheres debater assuntos que nos são tão caros, mas pouco debatidos. Viemos aqui aprender sobre organização financeira, algo indispensável para nós, mulheres”, afirmou.

 

A juíza Lívia Borba, integrante da Coordenadoria, recordou o momento em que conheceu Ariadne Sodré. Segundo ela, foi em uma fase delicada de sua vida, na qual percebeu a necessidade urgente de assumir o controle sobre as finanças pessoais. “Pela primeira vez, entendi que independência financeira não traz no combo autonomia. Autonomia financeira está relacionada com a apropriação de um saber que nos disseram que era masculino, e não é. Talvez seja a primeira vez que vamos nos perguntar: afinal de contas, o que eu desejo?”, indagou.

 

A escritora Cris Pàz apresentou a palestrante da noite e falou sobre a relação de amizade e parceria entre elas. “Nós nos conhecemos em 2021, durante a pandemia, e descobrimos que, nas nossas diferenças, temos muita coisa em comum. Nós, mulheres, estamos entendendo agora que é preciso colocar as palavras ‘mulher’ e ‘dinheiro’ na mesma frase. Para termos autonomia, precisamos gerenciar nosso dinheiro, e ninguém nos ensina isso”, observou.