A Diretoria da Amagis completa cem dias de gestão neste dia 12 de abril. Desde a posse, em 3 de janeiro, o trabalho intenso tem marcado o dia a dia da Associação, com inovações, participação da Magistratura e conquistas para a Classe. Entre as primeiras inovações trazidas pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, em janeiro, está a criação das Coordenadorias de Assuntos Legislativos e Remuneratórios; de Aposentados e Pensionistas; a da Amagis Mulheres; da Infância e Juventude; de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais; e de Segurança.




 

No dia 25 do primeiro mês, o presidente Luiz Carlos também deu início aos estudos de criação da Escola Superior da Magistratura Mineira, que incluem formatação do estatuto e o projeto pedagógico. No dia 8 de março, o presidente da Associação nomeou a Comissão Provisória de Apoio à Criação da Escola Superior da Magistratura da Amagis, dando mais um passo em direção à futura instituição de ensino.

Também em janeiro, o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade foi designado Ouvidor da Amagis, a juíza Daniela da Cunha Pereira, da Comarca de Ibirité, foi nomeada Diretora de Comunicação da Amagis, e a composição da Diretoria de Esportes foi definida. O colegiado estuda o resultado da pesquisa sobre a prática de esportivas pelos magistrados para definir parte de suas ações.

Remuneração

Destaque no discurso do presidente Luiz Carlos em sua posse, a remuneração da Magistratura recebeu atenção especial e, no dia 8 de fevereiro, como desdobramento da reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Amagis e AMB abriram campanha em defesa da correção dos subsídios e pela aprovação de adicional de dedicação exclusiva.

Ainda no campo associativo, a Amagis recebeu, no dia 27 de janeiro, em sua sede, 22 desembargadores do TJMG, em um encontro inédito que reafirmou a legitimidade da Associação como representante da Classe. Uma semana depois, também na sede da Associação, o presidente Luiz Carlos reuniu-se com a presidente da AMB, juíza Renata Gil, que ressaltou a importância da Amagis em apoio à AMB na atuação no Congresso Nacional. Em março, o trabalho associativo apresentou novos avanços no Congresso Nacional com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da PEC da Permuta. Desde então, a Amagis, AMB e Associações estaduais de magistrados intensificaram o diálogo com os parlamentares no Senado Federal, onde a matéria deverá ser votada.

No início deste mês, novas conquistas foram obtidas com o pagamento pelo TJMG, a pedido da Amagis, de direitos dos magistrados referentes a plantão de Habeas Corpus e Medidas Urgentes (HCMU), Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) e férias-prêmio. A diretoria da Associação segue com seu planejamento a fim de incrementar melhorias nos serviços prestados aos associados e em busca de novas conquistas para a Classe.