Uma audiência pública vai ser realizada em Ipatinga, no Vale do Aço, em 9 de novembro, com o objetivo de mobilizar a comunidade para a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) naquela comarca.

O evento é uma promoção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Programa Novos Rumos, com a participação da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), do Ministério Público e da Defensoria Pública locais, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, das Polícias Civil e Militar e do Conselho da Comunidade.

Além de promover a exposição dos princípios gerais da metodologia apaqueana, o evento busca mobilizar os diversos segmentos da sociedade para que compartilhem responsabilidades e estabeleçam estratégias de humanização, no intuito de transformar a realidade dos recuperandos e possibilitar a efetividade da Justiça e da paz social.

A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e reinserção social dos condenados a penas privativas de liberdade, através de um método de valorização humana. Os próprios recuperandos são corresponsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. O método baseia-se em uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do sentenciado.

Atualmente, funcionam 36 Apacs em Minas Gerais, enquanto outras 61 estão em fase de implantação.

A audiência pública será realizada às 19 horas, na Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa) - rua João Patrício, 195, bairro Veneza.

Fonte: TJMG