O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através do Programa Novos Rumos, irá promover na próxima quarta-feira, dia 18 de maio, na comarca de Monte Carmelo, uma audiência pública que abordará a implantação da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) local. A audiência acontecerá às 19h, na Fundação Carmelitana Mário Palmério (Fucamp), na avenida Brasil Oeste, bairro Jardim Zenith II.
Na ocasião também serão discutidos aspectos jurídicos e sociais relativos aos princípios gerais da metodologia apaquiana.
O modelo Apac, criado em 1974, baseiase na valorização humana, associada à evangelização. A entidade se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Com o apoio de voluntários, tem a proposta de criar um presídio sem policiais, o que propicia ao recuperando a oportunidade de aprender um ofício e trabalhar dentro da própria instituição.
As Apacs integram o Programa Novos Rumos do TJMG,uma iniciativa que realiza ações em favor da humanização no cumprimento da pena, da inclusão e da justiça social. Em Minas Gerais, já existem 41 unidades em funcionamento.
Fonte: TJMG