alferesmedalha.jpg

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 9, a Polícia Militar de Minas Gerais homenageou diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da capital e do interior de Minas, além de instituições, com a Medalha Alferes Tiradentes, a maior comenda da corporação. Entre os agraciados estão: o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Teixeira Rocha; o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa; o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias; o diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), juiz José do Carmo Veiga de Oliveira; a juíza Auditora da 4ª Circunscrição, Eli Ribeiro de Britto; e o presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato.

A abertura foi feita pelo comandante-geral da PMMG, cel. Renato Vieira de Souza, que saudou todas as autoridades presentes. “O meu dever nesta solenidade é reafirmar aos cidadãos mineiros e as autoridades que aqui os representam a grandeza e a importância da Polícia Militar de Minas Gerais. A PMMG é hoje uma potência à disposição da sociedade, tendo como sua maior riqueza os seus integrantes. Essa bicentenária organização só alcança tão grandes e sucessivos êxitos no cumprimento de sua missão porque desfruta da confiança da sociedade e das instituições do sistema de Defesa Social. Para reconhecer o peso e o valor desse apoio, distinguimos às autoridades, cidadãos e organizações com a mais expressiva homenagem prestada pela PMMG, que é a medalha Alferes Tiradentes”, concluiu o comandante agradecendo em nome de todos os integrantes da Polícia às autoridades homenageadas.

O governador Antônio Augusto Anastasia parabenizou toda a Corporação que, de acordo com ele, é motivo de orgulho para os mineiros. “Nas comemorações devemos dirigir os parabéns e os cumprimentos à pessoa ou à instituição que está realizando a sua data comemorativa, no caso, a Polícia Militar. Mas ouso dizer que nesta solenidade devemos cumprimentar sim a Polícia, mas, devemos cumprimentar e parabenizar ainda mais o Estado de Minas Gerais, por ter o orgulho, a oportunidade e a honra de ter uma PM como a nossa, servindo e atuando a favor dos mineiros há 235 anos”, disse.

alferesmesa.jpg

Para o juiz Bruno Terra, que recebeu a condecoração, ser homenageado com a mais alta comenda da Polícia Militar é uma honra. “Muito mais que o mérito pessoal, a homenagem da PMMG demonstra a harmonia e o reconhecimento entre as instituições. A Medalha Alferes Tiradentes dignifica extremamente quem a recebe. Agradeço, não apenas à Polícia Militar, mas à dignidade da conduta dos meus antecessores na presidência da Amagis, sem a qual não haveria esse mútuo reconhecimento entre a magistratura, representada pela Associação, e o Estado de Minas Gerais, personalizado na Polícia Militar”, afirmou o magistrado. Bruno Terra recebeu a comenda das mãos do chefe do gabinete militar do governador de Minas, cel. Luís Carlos Dias Martins.

A solenidade de entrega da medalha, que faz parte das comemorações dos 235 anos da PMMG, foi realizada na Academia da Polícia Militar, no Prado, em Belo Horizonte.Ao final do evento, a Guarda de Honra da PMMG realizou um desfile, que contou com a apresentação do pelotão de exibição com movimento sincronizado de armas, além dos desfiles das viaturas, helicóptero e do Esquadrão Hipo.


alferescomemoracao.jpg
Alferes Tiradentes

A medalha Alferes Tiradente é regulamentada, na Polícia Militar, pelo decreto nº 29.774, de 17 de julho de 1989, e objetiva distinguir as pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à Instituição.

A comenda, a maior da Instituição, que se constitui numa reverência ao Protomártir da Independência do Brasil, foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de acendrado amor à Pátria transcedem as fronteiras do tempo.