No terceiro dia consecutivo de várias manifestações feitas por e-mail, telefone ou comentários no site, juízes e desembargadores destacaram também que as novas conquistas da magistratura são avanços que melhoram as condições de trabalho, ampliam a democratização do Judiciário e o resgatam enquanto instituição forte e independente. Como principais conquistas, apontaram o reajuste do subsídio com automaticidade, benefícios aprovados na nova LODJ e pagamento de direitos trabalhistas atrasados, além da ampliação da elegibilidade para a direção do TJMG e assento da Amagis no Órgão Especial do Tribunal.


Veja dos depoimentos de segunda e terça.

Confira os novos depoimentos:

“O Poder Judiciário, após um período acinzentado em relação às suas prerrogativas, está retomando o seu lugar como instituição forte e independente, que assim deve ser para que possa assegurar aos jurisdicionados os seus lídimos direitos, sem temor e sem se apequenar perante as dificuldades. Entendo que o bom relacionamento - relacionar bem é uma arte – que, atualmente, ocorre entre os representantes da Amagis e do Tribunal de Justiça contribuiu para a concretização dos últimos benefícios, o que decorreu do perfil dos respectivos dirigentes, que não se deixam se envolver por vaidades, que são efêmeras, buscando, efetivamente, concretizar e consolidar as conquistas, que são indeléveis e engrandecem a instituição.”

- Desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade

“O bom relacionamento entre a Amagis, que representa a magistratura, e o Tribunal de Justiça, que tem sua administração, é primordial para que as prerrogativas da classe sejam respeitadas. Quero elogiar e parabenizar a atual gestão da Amagis, na pessoa do desembargador Herbert Carneiro, que tem se empenhado bastante em prol das prerrogativas da classe e sempre contribuindo, de maneira eficaz, para que esses direitos sejam efetivados junto à administração da Casa, bem como junto aos órgãos externos, em prol da valorização da magistratura.”

- Desembargador André Leite Praça

“Desde quando o presidente Herbert foi eleito, ele vem se empenhando em defender os interesses da magistratura. Essa busca tornou-se mais intensa com a eleição do desembargador Pedro Bitencourt à presidência do Tribunal, que, com o apoio da Amagis, tem promovido avanços nos direitos e valorização da magistratura mineira tanto no cenário estadual quanto nacional.”

Desembargador Wagner Wilson

“Isso é inédito. Eu que fui presidente da Amagis não tive esse benefício de ter essa interlocução com o presidente do Tribunal, pois sei a importância dessa parceira para a valorização da classe.”

Desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen

“Hoje você tem que avaliar a Amagis antes e depois do Herbert. Ele está realmente muito atuante, e os magistrados têm que agradecer muito à Associação. É necessário ter esse diálogo permanente, sempre buscando os interesses da classe.”

Desembargador Wanderley Salgado de Paiva

“O bom relacionamento entre o desembargador Herbert Carneiro, presidente da Amagis, e o desembargador Pedro Bitencourt, presidente do TJMG, tem proporcionado o resgate da valorização da magistratura. Quero parabenizar nossos presidentes pelas recentes conquistas, que dificilmente seriam obtidas sem a participação ativa da diretoria da Amagis.”

– Juíza Marina Alcântara Sena – Comarca de Arcos

“Essas conquistas são fruto do sucesso dessa parceria entre os presidentes da Amagis e do Tribunal, que é de fundamental importância. O processo está sendo conduzido com transparência sempre acessível aos magistrados, e os dois presidentes merecem nossos elogios pelo brilhante trabalho.”

Juiz Fernando Antônio Tamburini Machado – Comarca de Machado

“A gestão do presidente Herbert Carneiro tem sido muito profícua, demonstrando ser um incansável batalhador pela magistratura, e esse alinhamento com o presidente do Tribunal foi fundamental para efetivar a implantação desses direitos. A magistratura mineira está agradecida e esperamos que eles continuem nessa luta não só pelos direitos da magistratura, mas para uma efetiva prestação jurisdicional com uma melhor estruturação do Poder Judiciário.”

- Juiz Vinícius da Silva Pereira – Diretor do Foro de Mantena

“Essa parceria é da maior importância para a magistratura mineira e foi um marco para nós, dado o empenho e as conquistas efetivadas. Durante dezenove anos que estou na magistratura nunca presenciei uma administração da Amagis com tamanha eficiência, e o presidente do Tribunal tem se mostrado sensível e disposto ao diálogo com a classe.”

– Juíza Rozana Silqueira Paixão – Comarca de Montes Claros

“A participação do presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, tem sido de fundamental importância para a concretização dessas novas conquistas para a magistratura mineira. Só tenho de parabenizá-lo e agradecê-lo por seu empenho em favor da classe.”

Juiz Juarez Morais de Azevedo – Comarca de Nova Lima

“Isso dá fôlego para seguirmos na carreira quando muitos colegas mudaram de profissão, buscando mais valorização. Acho que essas novas conquistas são extremamente importantes e significativas, além de marcarem uma nova era para a magistratura.”

Juíza Letícia Drumond – Comarca de Ouro Preto

“Quero manifestar minha satisfação e parabenizar o empenho conjunto da direção da Amagis e do Tribunal pelas recentes conquistas inerentes à LODJ em beneficio de toda a magistratura mineira.”

- Juiz Luiz Antônio Messias – Comarca de Nova Ponte

“Parabenizo o presidente Herbert e o presidente Bitencourt pelas conquistas alcançadas. Oxalá que caminhemos doravante assim.”

Juiz Everton Villaron de Souza – Comarca de Governador Valadares

“A atuação do presidente Herbert Carneiro e do presidente Pedro Bitencourt, em perfeita sintonia, está resgatando a autoestima e dignidade dos magistrados mineiros. E o Judiciário mineiro, que vivia na rabeira, agora é vanguarda, é exemplo a ser seguido. Em meu nome e dos colegas da Seccional de Varginha, por delegação de sua diretora, agradeço aos dois grandes presidentes.”

Juiz Antônio Carlos Parreira, Comarca de Varginha