Os desembargadores do TJMG José Fernandes Filho, Doorgal Gustavo Borges de Andrada e Walter Luiz de Melo serão homenageados hoje, 11, pela Câmara Municipal de Barbacena. A Medalha Sobral Pinto será entregue ao desembargador Fernandes Filho; o desembargador Doorgal Andrada será agraciado com o Mérito de Grau Especial; e o desembargador Walter Melo receberá a Ordem do Mérito Legislativo.

A solenidade será realizada no Salão Ouro do Master Plaza Hotel (Rua Francisco Figueiredo Abranches, 47, Barbacena), em Barbacena, e a indicação foi do vereador Amarílio Andrade.

José Fernandes Filho
Natural de Bambuí (MG), José Fernandes filho é magistrado e professor universitário. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduou-se em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem também especialização em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional. Exerceu o magistério como professor de Direito Administrativo da PUC Minas; professor-assistente de Direito Administrativo da UFMG e regente da disciplina "Direito Comparado", da 2ª série, da Seção de Direito Público, do Curso de Doutorado da Faculdade de Direito da UFMG. Foi delegado do Tribunal de Contas da União, em Minas Gerais, e secretário de Estado da Educação. Na magistratura, foi juiz suplente da Junta de Conciliação e Julgamento de São João Del Rei, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, e juiz substituto e efetivo do TRE-MG. Ocupou a vaga de desembargador destinada à classe dos advogados. Nessa condição, foi vice-presidente e corregedor do TRE-MG, corregedor de justiça, vice-presidente e presidente do TJMG. Foi, ainda, diretor da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, por 15 anos.

Doorgal Gustavo Borges de Andrada
Formado em Direito pela PUC Minas, Doorgal Andrada é magistrado há 20 anos. Foi delegado de polícia, promotor de justiça, professor universitário, presidente da Amagis e vice-presidente da AMB por dois mandatos. Foi juiz nas Comarcas de Passa Tempo, Resende Costa, Aimorés, Uberaba e Belo Horizonte. É desembargador na 4ª Câmara Criminal do TJMG. Doorgal Andrada é coordenador da Escola Nacional da Magistratura, ligada à AMB, diretor da Escola Judicial da América Latina (Ejal) e conselheiro da Rede Latino-americana de Juízes (Redlaj).

Walter Luiz de Melo
O desembargador Walter Luiz de Melo nasceu em Barbacena (MG). Formou- se em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, em 1974. Em 1975, foi aprovado em concurso público para o cargo de delegado de polícia, profissão que exerceu até 1988, quando foi aprovado em concurso para a magistratura estadual, exercendo a função nas comarcas de Piranga, Coromandel, Muriaé e Belo Horizonte. Em 2006, tornou-se juiz eleitoral da capital mineira. Foi promovido a desembargador em abril de 2011. O magistrado é especialista em Direito Civil pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).