Duas comarcas mineiras, Barroso e Itabirito, comemoram neste ano a implantação de mais de uma década do Conhecendo o Judiciário.

Em Barroso, o programa é coordenado pela juíza Valéria Dornelas, há mais de 10 anos na comarca. Graças à ação institucional, firmou-se uma parceria com as escolas particulares, municipais e estaduais da região, de modo que todos os alunos participem de palestras, peças de teatro e concursos de redações ligados à Justiça durante os três estágios de sua vida escolar.

Tudo se passa dentro do salão do júri, com o intuito de mostrar com clareza todos os passos de um julgamento. O Programa Conhecendo o Judiciário de Barroso comemorou 12 anos em setembro de 2015, com mais de 5 mil pessoas atendidas.

‘’O ensinamento no júri ensina à população a importância do conhecimento das leis. Isso mostra o nosso respeito por eles. Crianças a partir dos 12 anos já podem participar do projeto e ter acesso a noções judiciais, podendo tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto’’, disse a juíza Valéria Dornelas.

O programa acontece na cidade em etapas. No primeiro semestre do ano, ele atende aos alunos da 5º à 8º serie; já no segundo semestre, os estudantes beneficiados são os da 9º serie e todos os alunos do ensino médio. No segundo semestre o assunto abordado com os alunos foi a corrupção.

Itabirito

Em Itabirito, o programa existe há 9 anos e é coordenado pelo juiz Antônio Francisco Gonçalves, mas o magistrado, antes de implantar o programa em sua comarca atual, implantou o Conhecendo o Judiciário nas comarcas de Minas Novas e Turmalina.

O juiz Antônio Gonçalves valoriza os que o ajudam nesse trabalho. ‘’Durante todo este tempo, o programa tem funcionado graças ao empenho de juízes e servidores’’, declarou.

Segundo o magistrado, a aproximação da comarca com os alunos permite uma troca entre ambas as partes. “Os alunos se tornam os nossos agentes, divulgando o nosso trabalho.Por outro lado, eles acabam se interessando pela nossa profissão. Alguns estudantes que já participaram do programa conosco hoje estão estudando direito, outros fazem estágios em nossa comarca e nos ajudam a dar continuidade ao Programa Conhecendo o Judiciário”, conta.

Programa

No estado de Minas Gerais existem 296 comarcas. Em 66 delas o programa Conhecendo o Judiciário está em funcionamento. Devido à alta rotatividade dos juízes, responsáveis pela implantação do programa com a ajuda dos servidores que trabalham no fórum, a criação e divulgação do projeto nas escolas e na comunidade local nem sempre é possível.

O servidor Ismar Luiz de Carvalho, lotado na comarca de Barroso há 9 anos, é um defensor da iniciativa. Segundo ele, o interesse do juiz e a cooperação dos servidores fazem a diferença para que o programa nunca chegue ao fim. ‘’A aproximação da comarca e do cidadão, auxilia a formação da cidadania e quebra os tabus que as pessoas têm sobre o Poder Judiciário’, completou Ismar.

O programa institucional Conhecendo o Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 1999, tem aproximado a comunidade estudantil de juízes, advogados e promotores do Estado. A ação visa contribuir para o desenvolvimento da cidadania.

O Programa Conhecendo o Judiciário leva crianças e adolescentes ao Tribunal e realiza visitas de juízes a escolas, para palestras com universitários. Outros grupos também podem participar do projeto, basta fazer o contato com o Tribunal de Justiça ou o fórum de sua comarca.



Fonte: TJMG