belizario_alvim.jpgForam eleitos membros da Corte Superior do TJMG os desembargadores Belizário de Lacerda e Alvim Soares. A votação aconteceu no fim da tarde de hoje, 23, no auditório do anexo II do Tribunal. O desembargador Alvim Soares foi reconduzido à Corte, depois de cumprir um mandato de dois anos. O desembargador Belizário de Lacerda foi eleito pela primeira vez. Ambos tiveram 70 votos cada.

Honra e Trabalho

“Me candidatei a ser reconduzido e felizmente obtive esse resultado. Para mim é uma honra poder continuar meu trabalho na Corte Superior”, disse o desembargador Alvim Soares, que ressaltou a relevância dos processos julgados pelo orgão.

“Na magistratura, quanto mais se ascende na carreira mais trabalho e responsabilidade o magistrado tem. Essa eleição me traz muita satisfação. É mais uma atribuição que recebo, mas a recebo altaneiro e certo de que, procedendo como sempre procedi, com o nome de ‘trabalho’ e sobrenome de ‘hora extra’, acho que conseguirei desempenhar muito bem as atribuições”, afirmou o desembargador Belizário de Lacerda.

O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, enviou seus cumprimentos aos desembargadores e fez questão de ressaltar o trabalho de ambos em prol da magistratura mineira. “O desembargador Belizário é uma fonte de cultura incomparável da magistratura. Além de um magistrado exemplar e paradigma, é uma figura humana extraordinária. Eu, particularmente, tenho grande admiração e afeto por ele, meu professor, em quem eu sempre tento me espelhar. O órgão especial do Tribunal de Justiça sai engrandecido com a eleição do desembargador Lacerda”, disse.

“O desembargador Alvim Soares é uma referência para a magistratura, um homem que tem uma história no Judiciário e que, por onde passou, deixou um legado. Tanto é que, recentemente, 31 anos depois de sair da comarca de Açucena, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário e festejado por uma multidão de açucenenses. A sua presença na Corte é também a garantia de sabedoria, equilíbrio e serenidade. Continuará o desembargador Alvim Soares, como grande magistrado que é, agregando um incomensurável valor ao órgão especial do Tribunal de Justiça”, afirmou Nelson Missias.


Belizário de Lacerda

Nascido em Pompéu, Belizário de Lacerda formou-se em Direito, em 1974, pela UFMG. Atuou como inspetor do Ministério do Trabalho entre os anos de 1975 e 1979. Foi aprovado, em 1º lugar, no concurso público para a magistratura em 1979. Sua primeira comarca foi Ferros. Em seguida, atuou nas comarcas de Serro e Governador Valadares. Assumiu a 1ª vara de Fazenda Pública de BH, onde atuou por quase dez anos. Em 1997, foi juiz do extinto Tribunal de Alçada. Em 2003, passou a ocupar o cargo de desembargador do TJMG. É mestre e doutor em Direito Administrativo, pela UFMG. No magistério, Belizário de Lacerda foi professor de Direito na Faculdade de Direito de Sete Lagoas e na Faculdade de Direito da Fumec, em Belo Horizonte. Foi também professor orientador do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG e professor do Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Alvim Soares

Natural de Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira, o desembargador Alvim Soares formou-se em Direito pela Universidade de Juiz de Fora, em 1969. Iniciou a carreira de magistrado em Açucena, em 1974, onde ficou por quatro anos. Passou pelas comarcas de Ipanema, Muriaé e Belo Horizonte. Em 1992, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral e foi vice-presidente do extinto Tribunal de Alçada. Assumiu o cargo de desembargador do TJMG em dezembro de 2001. Desde outubro de 2008, é vice-corregedor geral de Justiça de Minas Gerais.

alvim_belizario.jpg
alvim_belizario2.jpg
alvim_belizario3.jpgalvim_belizario4.jpg
alvim_belizario5.jpgalvim_belizario6.jpg