posse_belizario_alvim.jpgOs desembargadores Belizário de Lacerda e Alvim Soares tomaram posse hoje, 27, na Corte Superior do TJMG. Ambos haviam sido eleitos no dia 23 de abril, sendo esse o segundo mandato de Alvim Soares, que foi membro da corte nos dois últimos anos.

Após assinar o livro de posse, Belizário de Lacerda agradeceu, em nome também do colega empossado, a escolha dos desembargadores e destacou que alguns foram votar mesmo estando em período de férias. “Agradeço aos colegas que acreditaram em mim e no colega Alvim Soares para fazermos parte de tão elevada corte”, disse Lacerda.

Memória

O desembargador fez a doação de duas canetas Parker para o projeto Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), que resgata e preserva a história do Judiciário no Estado. Presente dos pais, foi com essas canetas que o desembargador Lacerda fez o concurso para magistratura, há 30 anos.

Belizário de Lacerda


Nascido em Pompéu, Belizário Lacerda formou-se em Direito, em 1974, pela UFMG. Atuou como inspetor do Ministério do Trabalho entre os anos de 1975 e 1979. Foi aprovado, em 1º lugar, no concurso público para a magistratura em 1979. Sua primeira comarca foi Ferros. Em seguida, atuou nas comarcas de Serro e Governador Valadares. Assumiu a 1ª vara de Fazenda Pública de BH, onde atuou por quase dez anos. Em 1997, foi juiz do extinto Tribunal de Alçada. Em 2003, passou a ocupar o cargo de desembargador do TJMG. É mestre e doutor em Direito Administrativo, pela UFMG. No magistério, Belizário Lacerda foi professor de Direito na Faculdade de Direito de Sete Lagoas e na Faculdade de Direito da Fumec, em Belo Horizonte. Foi também professor orientador do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG e professor do Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Alvim Soares

Natural de Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira, o desembargador Alvim Soares formou-se em Direito pela Universidade de Juiz de Fora, em 1969. Iniciou a carreira de magistrado em Açucena, em 1974, onde ficou por quatro anos. Passou pelas comarcas de Ipanema, Muriaé e Belo Horizonte. Em 1992, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral e foi vice-presidente do extinto Tribunal de Alçada. Assumiu o cargo de desembargador do TJMG em dezembro de 2001. Desde outubro de 2008, é vice-corregedor geral de Justiça de Minas Gerais.

belizario_posse.jpg