Belo Horizonte registrou, às 14h desta segunda-feira (25), 38,6°C, a maior temperatura da história da capital mineira. Antes, a maior temperatura já registrado havia sido 38,4°C, no dia 7 de outubro de 2020. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia. A umidade relativa do ar chegou aos 13%, considerada baixíssima.
Outras cidades de Minas Gerais e do Brasil também registraram recorde. O calor atingiu 40 °C neste domingo (24) em onze estados brasileiros e em todas as regiões do país. As máximas acima dos 40 °C foram observadas à tarde, em particular nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A MetSul Meteorologia alerta que o calor aumenta em vários estados nesta primeira metade da semana.
Recomendações da Defesa Civil
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas;
- Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Fonte: Hoje em Dia