O TRE-MG está organizando o Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte. O evento reunirá representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, com o objetivo de trocar experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.

Fundo verde claro. No canto esquerdo, logo do evento, nas cores verde, amarelo e azul, com a ins...

A abertura será na manhã do dia 2 de junho, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, com palestras do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e de Disney Rosseti, delegado da Polícia Federal e secretário de Polícia Judicial do TSE, que falará sobre inteligência aplicada à segurança no contexto das eleições. A abertura do Encontro terá transmissão ao vivo no canal do TRE-MG no YouTube, a partir das 9h.

Na tarde do dia 2, haverá oficinas setoriais envolvendo os representantes dos TREs e de cada força de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Secretaria de Segurança Pública). Será um momento para análise de informações e iniciativas.

Na manhã do dia 3, vai ser apresentado um resumo das discussões do dia anterior, traçando um panorama dos problemas que surgiram e soluções que foram adotadas nas últimas eleições. O encerramento do evento será feito pelo desembargador Paulo Tamburini, que coordenou o Gabinete Institucional de Segurança nas Eleições 2022 em Minas Gerais.

Credenciamento de imprensa

Veículos interessados em acompanhar o evento deverão preencher o formulário de credenciamento de imprensa até as 18h do dia 29 de maio. O credenciamento e acesso de jornalistas aos locais do Encontro seguirão as regras abaixo.

  • O credenciamento será limitado a três pessoas por emissora de televisão; duas por veículos de mídia digital, agência de notícias ou mídia impressa e uma por emissora de rádio.
  • Diferentes veículos de um mesmo grupo de comunicação deverão fazer solicitações separadas de credenciamento. Será observado o limite de um credenciamento para cada veículo e dois grupos de credenciais para cada organização.
  • A confirmação ou a recusa do cadastro ocorrerá pelo e-mail informado no momento da solicitação. Os veículos que tiverem os credenciamentos aprovados receberão os detalhes do evento também por esse e-mail.
  • Devido à limitação do espaço, o TRE reserva-se o direito de priorizar os veículos de comunicação sediados em Belo Horizonte, que fizeram a cobertura das Eleições 2022 na capital mineira

Fonte: TRE-MG