A vitimologia e seus aspectos processuais será o tema do VI Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) que acontecerá entre os dias 17 e 19 de agosto, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Avenida Afonso Pena, 4001), em Belo Horizonte.
Com o apoio da Amagis, o evento reunirá operadores do Direito para debater assuntos ligados à prestação jurisdicional, entre eles os desafios do sistema de justiça criminal e vítimas de crimes; justiça penal afetiva; enfrentamento aos crimes digitais; e crimes contra crianças e adolescentes.
Fonajuc
O Fórum Nacional de Juízes Criminais tem por finalidade o aperfeiçoamento na área criminal do Brasil, por meio da troca de conhecimentos, uniformização de procedimentos, disseminação de boas práticas, acompanhamento de propostas legislativas e implementação de políticas públicas, dentre outros interesses.
Além disso, congrega magistrados com jurisdição ou interesse em justiça criminal e promove atualização de seus membros mediante intercâmbio de conhecimento e de experiência, uniformização de métodos de trabalho, procedimentos e edição de enunciados, análise e propostas de projetos legislativos, também de interesse da justiça criminal e, ainda, tem o objetivo de promover intercâmbio, dentro dos limites de sua finalidade, com entidades de natureza jurídica e social do país e do exterior.
O Fórum conta com mais de 1000 (mil) magistrados dos Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, da Justiça Militar da União e Justiça do Trabalho, interessados em justiça criminal, sendo que todos os Estados e o Distrito Federal estão representados.