As mães adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo São Jerônimo, localizado no Bairro Horto, em Belo Horizonte, agora contam com o Espaço Mamãe-Bebê, inaugurado hoje. O espaço vai permitir o convívio das adolescentes com os recém-nascidos até que eles completem seis meses.
Foto: Marcelo Albert
“Trata-se de um projeto nosso antigo, uma grande conquista”, afirmou a juíza da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Valéria Rodrigues. A interrupção do convívio entre as crianças e as mães, segundo a juíza, era um processo muito dolorido. “Agora elas podem se tornar mães e continuar com o seu projeto de mudança de vida”, disse.
A juíza afirmou também que o que leva as adolescentes a serem internadas nesses centros é um conjunto de fatores, entre eles a ausência do Estado na formação de suas famílias. “Trata-se de uma oportunidade para nós, do Estado, repararmos esses erros.”
A inauguração contou com a presença do secretário de Defesa Social, Sérgio Barbosa Menezes. Falou pela Seds o superintendente de gestão das medidas de privação de liberdade, Bernardino Cunha.
Ele afirmou que antes, quando nasciam, as crianças eram encaminhadas para adoção, para abrigos ou para a família da adolescente. Trata-se do primeiro espaço desse tipo em Minas e o quinto do País, afirmou Cunha. Agora, a convivência com o bebê até os seis meses, “com todos os cuidados e uma metodologia própria, pode levar a uma ressignificação da própria vida da garota, de seu projeto de vida, contribuindo para seu processo de ressocialização”, disse.
Segundo o diretor-geral do centro, Túlio Guimarães, o Espaço Mamãe-Bebê vai receber hoje sua primeira mãe acompanhada do filho.
O Centro Socioeducativo São Jerônimo, hoje com 32 internas, tem capacidade para 43 adolescentes.
Fonte: TJMG