Nesta segunda e terça-feira (22 e 23) foi registrado recorde no atendimento do recadastramento biométrico em Divinópolis desde o seu início, em 15 de maio último. Somente nesses dois dias, 2.144 eleitores compareceram aos Cartórios da 102ª e 103ª Zonas Eleitorais da cidade. A média diária está bem próxima da projetada pelo TRE - cerca de 1.182 atendimentos, para que todos os eleitores sejam atendidos até o prazo final, em 29 de novembro. Esse número foi calculado pelo TRE tendo em vista o eleitorado local, de 158 mil, e a capacidade de atendimento da Justiça Eleitoral no município.

Os eleitores divinopolitanos também podem agendar o atendimento pelo portal do TRE-MG na internet (www.tre-mg.jus.br), clicar em “Recadastramento biométrico em Minas”, preencher os dados do sistema de agendamento e escolher o melhor dia e horário para comparecer aos cartórios eleitorais locais. No mês de agosto, os eleitores que fizerem o agendamento poderão optar por ser atendidos também aos sábados, das 13 às 17 horas. De acordo com o último balanço, 4.289 eleitores já haviam feito o agendamento pela internet para agosto. Neste mês de julho, 3.795 serão atendidos pelo mesmo sistema. O tempo previsto para cada atendimento agendado, em agosto, será de 15 minutos.

Além de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores dos municípios de Brás Pires, Dores do Turvo e Senador Firmino, todos na Zona da Mata. Quem não o fizer terá o título cancelado.

E as consequências do cancelamento preocupam o TRE, como o impedimento em financiar a casa própria, matricular-se ou renovar matrícula em escolas públicas ou fiscalizadas pelo governo, obter passaporte e CPF, receber salários de função ou emprego público, ser nomeado em concurso público, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento em repartições diplomáticas a que estiver subordinado, dentre outros.
Fonte: TRE-MG