Um prato cheio para quem quer se atualizar e ampliar conhecimentos. A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) disponibiliza pelo Portal TJMG os novos Cadernos da Ejef, uma iniciativa da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), por meio da Gerência de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Gejur) e sua Coordenação de Publicação e Divulgação de Informação Técnica (Codit), contando ainda com a participação da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) e o apoio técnico da Ascom. A publicação, que já existia, impressa, desde 2002, retorna agora com novo conteúdo, em formato digital, com o propósito de aprimorar a Justiça transpondo barreiras, abranger um público mais vasto mediante a publicação de eventos e produções acadêmicas.

A primeira iniciativa é a publicação do conteúdo do 1º Congresso Mineiro de Conciliação, que mobilizou mil pessoas no evento, mas está disponível agora a outros milhares de interessados para informação e formação.

De acordo com a diretora executiva de Gestão da Informação Documental, Mônica Alexandra de Mendonça Terra e Almeida Sá, o novo modelo tem uma apresentação mais atraente e dinâmica, permitindo o acesso a uma síntese do conhecimento produzido em encontros, cursos, seminários e palestras. “A iniciativa se aproxima da proposta da Educação a Distância (EAD), pois leva o fruto de debates coletivos a um público maior, ultrapassando o tempo e o espaço específicos em que eles ocorreram”, explica. Ela acrescentou que os Cadernos da Ejef contaram com o incentivo do 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues. “Por meio deles, esperamos alcançar magistrados, servidores, advogados, estudantes e interessados, possibilitando a troca de ideias, levantando reflexões e promovendo a divulgação do saber jurídico”, afirma.

Para a Gerente de Jurisprudência e Publicações Técnicas, Rosane Brandão Bastos Sales, a cobertura textual de eventos educacionais, palestras, artigos jurídicos e futuramente outros trabalhos acadêmicos, agora reunidos, organizadamente, em um só veículo, constituirá um recurso importante para a consulta.

Todo esse conteúdo pode ser consultado pelo endereço www.tjmg.jus.br/cadernos-ejef .

Fonte: TJMG