A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou reunião solene na última segunda-feira, 23 de agosto, para a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Tancredo de Almeida Neves. Foram agraciadas 58 pessoas e instituições que se destacaram em 2009. Entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Kildare Carvalho, e o desembargador José Antonino Baia Borges.
A premiação deste ano escolheu como patrono o ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente da República, Tancredo Neves, como parte da celebração dos 100 anos de seu nascimento, ocorrido em São João Del Rei no ano de 1910. Maior honraria concedida pela CMBH, o Grande Colar foi entregue a diversas personalidades de destaque no cenário político, econômico, social e cultural em nível municipal, estadual e nacional, indicadas pela Mesa Diretora e por cada um dos vereadores da Casa.
O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, é natural de Sabará. Ocupou o cargo de vice-presidente do extinto Tribunal de Alçada entre 1985 a 1986, tendo sido o seu presidente entre 1986 e 1988. Foi promovido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com nomeação em 29 de agosto de 1991 e posse em 30 de agosto de 1991.
Foi vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, além de ter exercido as funções de corregedor do TRE-MG. Ocupou ainda o cargo de 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, para o qual foi eleito em 28 de janeiro de 2008 com mandato de dois anos, tendo tomado posse em 5 de março de 2008.
O desembargador Kildare Carvalho assumiu a presidência do TRE-MG em julho de 2010 e preside as eleições 2010. Natural de Bom Sucesso (MG), o magistrado é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como juiz do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, foi secretário de Estado (1986,1987 e 1994) e procurador-geral de Minas Gerais (1991). É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado desde 2000, professor universitário e autor de diversas obras jurídicas.
O desembargador José Antonino Baía Borges já foi presidente e vice-presidente do TRE-MG. É natural de Belo Horizonte, bacharel e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desembargador do Tribunal de Justiça desde outubro de 1998, iniciou sua carreira na magistratura em 1974, foi presidente do Tribunal de Alçada em 1998 e professor da Faculdade de Direito de Sete Lagoas.
Foto: Rodrigo Vilaça - TJMG
Fonte: TJMG