O Simpósio Internacional Humanismo, Psicanálise e Justiça marcado para o próximo dia 20 de fevereiro, no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), vai ser um momento especial para a magistratura, porque nele será lançada a campanha nacional da AMB, pró-equidade de gênero. As atividades do simpósio ocorrerão durante todo o dia.

O encontro contará com a presença do presidente da AMB, João Ricardo Costa, que abrirá o evento com a palestra “Acesso à Justiça: Prerrogativas da Magistratura como garantias fundamentais do cidadão”.

A Diretora da Secretaria de Gênero da AMB, juíza Amini Haddad Campos, disse que a expectativa é grande em relação ao evento. “As temáticas dos palestrantes, cientistas nacionais e internacionais são ricas e contemporâneas. Estamos desenvolvendo toda uma política entre os poderes porque entendemos que certas demandas sociais precisam de muito mais do que uma decisão processual. É necessário que os poderes, através de seus órgãos e funcionalidades, bem como toda a comunidade, estejam cientes do seu papel para que possamos dar respostas sociais”, destacou Amini.

A magistrada enfatizou que muitas questões detêm projeções das mais diversas na sociedade, gerando consequências vastas. “Uma delas, por exemplo, é a questão da saúde pública, da política preventiva e terapêutica, da justiça em relação ao gênero, da Lei Maria da Penha, dos idosos, da infância e da juventude. São vulnerabilidades sociais que precisam de diversos enfoques, para além do âmbito jurídico”, enumerou.

Segundo Amini, para que se possa alcançar um resultado que seja realmente apropriado para a comunidade é preciso pensar na justiça de forma humanista. “Pensar nessa justiça humanista significa também compreender o papel que temos dentro dessa relação, da questão social e dos poderes. Exatamente por isso, esse simpósio contará com a presença não só do judiciário, mas de todo o sistema de justiça, ou seja, magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e servidores públicos que poderão dialogar. Contaremos com a contribuição dos estudiosos do sistema, ou seja, de todo o corpo científico das universidades, nas referidas áreas do saber”, explicou.

A diretora da Secretaria de Gênero da AMB, responsável pelo diálogo da AMB com o Congresso Nacional e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, disse que no lançamento da campanha nacional pró-equidade será também divulgado o perfil da vertente política a ser tratada pela sua pasta, destacando-se, a questão do gênero como a Lei Maria da Penha, o Femicídio, o turismo sexual, o tráfico internacional e regional de mulheres, dentre outros.

As inscrições para o Simpósio Internacional estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, pelo e-mail: esmagis@tjmt.jus.br ou contato@academiademagistrados-mt.com.br. Mais informações no telefone (65) 3681-5857.


Fonte: Daise Lisboa / AMB