O Ministério Público de Minas Gerais lançou, na manhã desta segunda-feira, 31, a campanha “Que diferença faz?”, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade contra a discriminação e estimular o respeito às diferenças em todas as suas formas, com maior ênfase para aquelas baseadas em raça, etnia, gênero e orientação sexual, situação socioeconômica, crença religiosa e deficiências físicas ou psicológicas.

campanha MP

A iniciativa ocorre até o dia 10 de dezembro deste ano, por meio de campanha publicitária, divulgação na imprensa, canais em redes sociais e ações de formação para a prevenção à discriminação em locais de entretenimento, estabelecimentos comercias, casas noturnas, bares e restaurantes, ginásios, estádios e em grandes eventos. Ainda há parcerias previstas com setores relacionados à área de segurança pública, comércio, serviços e indústrias e ao próprio sistema de justiça, com a finalidade de aprimorar o atendimento e a relação com o público.

Além disso, a promotora de Justiça Nívea Mônica Silva, coordenadora da Campanha, destaca que, para além da conscientização da sociedade, a campanha busca o aprimoramento do Sistema de Justiça por meio de um atendimento mais qualificado das particularidades de cada um destes grupos, com um olhar mais apurado dos operadores do Direito.

A iniciativa conta com o apoio do TJMG, de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e entidades públicas e privadas.