Durante o ano de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas teve como grandes aliados na comunicação externa os seus diversos canais de interação com a sociedade. O Fale conosco, a Ouvidoria e o Disque-Eleitor somaram 201.519 mil demandas atendidas pela instituição.

TRE-MG

De janeiro a dezembro, 4.729 mensagens foram respondidas através do serviço Fale Conosco. Os assuntos mais procurados foram sobre atendimento biométrico, inscrição eleitoral, transferência, segunda via e revisão de dados do título e convocação de mesário.

Já os telefones do Disque-Eleitor (foto) chamaram aproximadamente195.122 mil vezes durante o ano. As dúvidas mais frequentes foram sobre justificativa de votos, agendamento de atendimento para fazer a identificação biométrica e alistamento eleitoral. O Disque-Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo número 148. A ligação tem custo local.

A Ouvidoria do TRE-MG também recebeu várias demandas. Foram 1.668 atendimentos registrados no sistema. Deste total, 45% foram reclamações, 29% denúncias, 10% sugestões e 5% elogios. Os 11% restantes foram demandas com base na Lei de Acesso à Informação.

Além desses meios, o site do Tribunal recebeu mais de 11 milhões de visualizações no decorrer de 2016. A conta no Twitter conta atualmente mais de 5 mil seguidores e cerca de 19 mil tweets postados. Já a página do TRE no Facebook tem mais de 6.800 curtidas e classificação 4,4 (em 5) dos usuários da rede social.

Fonte: TRE-MG