Começou ontem, dia 13 de maio, e termina no dia 26 de maio, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a 3ª fase do concurso público para juiz de Direito substituto do Estado de Minas Gerais, composta de entrevistas e provas orais. Foram selecionados 450 candidatos, que irão disputar aproximadamente 100 vagas para a 4ª etapa do concurso, que consiste no Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, com aula inaugural marcada para o dia 1º de junho de 2010.

As provas da 3ª fase começam às 8h, com término previsto para as 21h, com 40 candidatos sendo avaliados por dia. No período da manhã, os selecionados são entrevistados por sete desembargadores integrantes da comissão julgadora e, no período da tarde, realizam prova oral.

A comissão examinadora é composta pelo presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, e mais sete membros: os desembargadores Tiago Pinto, Afrânio Vilela, Audebert Delage, Joaquim Herculano Rodrigues, Heloísa Combat, Manuel Bravo Saramago e o presidente da Comissão para Assuntos Legislativos da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB-MG), Luiz Carlos Gambogi.

A 1ª etapa do concurso teve início no 2º semestre de 2009, com a participação de cerca de 7 mil candidatos. Para a prova escrita, foram selecionados, aproximadamente, 800 candidatos.

Célia Margareth Laranjo, da Coordenação de Concursos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), acredita que a aplicação da Resolução nº 590/2009, que alterou os critérios de aprovação, atribuiu maior celeridade ao processo: “As pessoas estão mais bem preparadas, o que contribuiu para o aumento de candidatos aprovados para a penúltima etapa do concurso”.

A candidata Adriana de Souza Vidal, de Belo Horizonte, diz que conseguiu chegar até a penúltima etapa do concurso devido à sua perseverança, empenho e dedicação. “Se Deus quiser, serei agraciada com essa vitória”, aposta.

O procurador do Estado de Minas Gerais, Adalberto Cabral, que está se preparando desde que concluiu o curso de Direito, achou a prova oral mais complicada, por ser aberta. “Estou aliviado e feliz por ter concluído a penúltima etapa do concurso, que é muito difícil e bastante concorrido”.

Já Antônio Braide Serafim, de Campinas, que está concorrendo pela primeira vez, se diz muito contente pelo resultado conseguido até agora. Para se preparar para as provas, ele está fazendo cursinho preparatório há um ano e meio.

Fonte: TJMG