cantata

Um espetáculo de música, luz e teatralidade tomou conta da fachada do Palácio da Justiça na noite deste sábado, 12 de dezembro, com a realização da segunda edição da Cantata de Natal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A data também é o aniversário de Belo Horizonte, que completa 118 anos.

Cerca de 150 crianças e adolescente que integram o Coral e a Orquestra Infantojuvenil do TJMG se apresentaram nos janelões e na escadaria do Palácio logo após a inauguração da iluminação do prédio, realizada pela Cemig, e que faz parte da decoração de Natal da Capital. No repertório canções tradicionais de Natal e canções populares, como Noite Feliz, Bate o sino, We wish you a Merry Christmas, Maria-Maria, We are the world, All you need is love. A apresentação contou com a participação especial da bailarina Helena Prado Guimarâes, que interpretou a Marcha Quebra Nozes. Ao final Papai Noel desejou a todos um Feliz Natal.

Projetos sociais

Foram seis meses de ensaios e preparação. O Coral e a Orquestra Infantojuvenil do TJMG integram as ações da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), órgão responsável por assessorar a Presidência do TJMG, a 2ª Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral de Justiça nos temas que envolvem crianças e adolescentes. Criada em 2010, a Coordenadoria desenvolve vários projetos e oferece aulas de musicalização infantil, coral, instrumentos e inglês a crianças e adolescentes mineiros, muitos deles em situação de vulnerabilidade social. Interessados podem se inscrever durante todo ano, para participar é preciso ter entre oito e 15 anos, informações no e-mail orquestraecoraljovem@tjmg.jus.br ou pelo telefone 3247-8440.

O coral do TJMG é integrado por crianças e adolescentes das escolas Estadual Dona Augusta, Municipal Ulysses Guimarães e Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, localizadas na comunidade do Morro do Papagaio, na capital. Já a orquestra é formada por filhos de servidores do Judiciário, jovens que vivem em instituições de acolhimento da cidade, que são ligados à Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e que pertencem à comunidade em geral. A formação eclética do grupo traz muitos ganhos, permitindo a convivência entre crianças e adolescentes que vivenciam realidades diferentes.

cantata 2015_02

Presenças

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, o superintendente da Coinj, desembargador Wagner Wilson, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o diretor Jurídico da Cemig, Raul Lycurgo Leite, o vice-presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, juiz Bruno Terra Dias, a chefe do Gabinete da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Luciana Leão Lara, magistrados e demais autoridades prestigiaram a cantata.

Apoio

Para realizar a Cantata de Natal, o TJMG conta com o apoio da Cemig; da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Guarda Municipal, da BHTrans e da SLU; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Militar, por meio do Gabinete Militar do TJMG; e dos parceiros da Coinj: a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), o Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), o Instituto Ajudar, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção Minas Gerais, o Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam), as escolas Municipal Ulysses Guimarães, Estadual Dona Augusta e Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, a Paróquia Nossa Senhora Rainha e a Paróquia do Morro, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte e a Rede de Instituições de Acolhimento da Capital.

Também participaram, voluntariamente, servidores brigadista do TJMG.


Fonte: TJMG