O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, presidiu, no dia 10 de dezembro, a cerimônia de instalação de 23 cargos de juiz de direito do Sistema dos Juizados Especiais.
Do total de cargos instalados, 12 se destinam à comarca de Belo Horizonte. As comarcas de Governador Valadares e de Montes Claros receberão dois cargos cada. Os restantes foram distribuídos igualmente entre as comarcas de Contagem, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Timóteo, Uberaba e Uberlândia.
Ao declarar instalados os cargos, o presidente ressaltou que, em vez de realizar uma solenidade como os eventos dessa natureza e importância sempre exigem, optou por fazer uma cerimônia simples, em seu próprio gabinete, como forma de homenagear o presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais, desembargador José Fernandes Filho. “Ele [Fernandes Filho] é um homem simples, então, nada melhor que tornar simples a solenidade”, disse.
O desembargador Fernandes Filho não pôde comparecer ao evento por se encontrar em Uberlândia, a serviço do Juizado. Ele foi representado na cerimônia pelo desembargador Caetano Levi. Na oportunidade, o magistrado disse ao presidente que o Conselho de Supervisão é grato pelas reivindicações atendidas, apesar das dificuldades administrativas encontradas. De acordo com a Portaria 2.525/2010 , há disponibilidade orçamentária e condições de funcionamento, necessárias para a atuação dos 23 novos juízes.
Fonte: TJMG