O VIII Congresso de Pensionistas e o VI Congresso de Aposentados da AMB terminaram, na noite deste sábado (29), com a leitura das Cartas de Foz do Iguaçu de ambos eventos. A Diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira, e o Coordenador dos Aposentados, Sebastião Amorim, entregaram os documentos ao Presidente da AMB, Nelson Calandra.

Na Carta das Pensionistas, as principais reivindicações foram: reivindicar junto às Associações de Magistrados para que os Diretores do Departamento de Pensionistas passem a integrar as Diretorias executivas das entidades de classe; exigir que o cargo de Diretor (a) do Departamento de Pensionistas seja exercido por uma pensionista associada; incentivar a filiação de pensionistas na AMB e nas Associações, entre outros.

Já na Carta dos Aposentados, constam a defesa da independência da Magistratura, com a permanência dos seus aposentados e pensionistas, na folha de pagamento dos Tribunais; a defesa efetiva da paridade e integralidade de vencimentos em todos os níveis da Magistratura; recomendar às Associações de Magistrados para que seja oferecido apoio aos aposentados credores de precatórios, entre outros.

Durante seu discurso, o Presidente da AMB, Nelson Calandra, fez um balanço dos dez meses de trabalho à frente da Associação e ressaltou que o Congresso foi concorrido e com grandes debates. “No Congresso, foram produzidos dois documentos fundamentais para a luta dos colegas aposentados e das pensionistas. Saímos, daqui, com a certeza de que a luta será intensificada, pois vamos dialogar com a classe política”, afirmou.

“O Congresso foi muito proveitoso, e a gente teve a oportunidade de se reunir, rever amigos, e também a oportunidade de conscientizá-los da nossa situação, dos nossos problemas. Nós, só temos a ganhar”, afirmou Haydée Mariz.

Segundo Sebastião Amorim, vários pontos importantes de interesse dos aposentados foram discutidos. “Conversamos sobre os nossos direitos e deveres, com o objetivo de mostrar que o aposentado é um homem que está na ativa e que sempre se dedicará aos assuntos da Magistratura”, informou.

No encerramento do evento, também houve a palestra “Felicidade”, com o professor mineiro Roberto Carlos Ramos, que focou a arte de ser feliz. “Apesar de todas as diversidades que o ser humano passa, ninguém está isento de passar momentos infelizes. Nós temos que cultivar essa ideia de que nascemos para sermos felizes”, recomendou o palestrante.

Estiveram presentes à solenidade, o Vice-Presidente Administrativo da AMB, Marcos Daros; a Vice-Presidente de Interiorização, Maria Luiza Assunção; o Coordenador da Justiça Militar, Edmundo Franca; o Coordenador da Justiça Estadual, Walter Pereira; o Diretor da Secretaria de Interiorização, Flávio Fenoglio; o Ex-Presidente da AMB Milton Martins; a Diretora de Pensionistas da Associação Paulista do Ministério Público, Maria Salete de Miranda; a Diretora do Departamento de Pensionistas da Associação dos Magistrados do Estado da Paraná (Amapar); Marília de Oliveira Viel, entre outras autoridades.

O VIII Congresso de Pensionistas e o VI Congresso de Aposentados da AMB durou quatro dias, em Foz do Iguaçu, e contou com a participação de cerca de 400 participantes.

Veja abaixo o depoimento de alguns participantes

“Mais uma vez a AMB está no rumo certo. Todos aprovaram e todos interagiram. A leitura da carta, tanto dos aposentados e das pensionistas, vêm enaltecer a nossa união e o desejo de que a Magistratura seja uma só, num sentimento de integração”
Maria Luiza Santana Assunção, Vice-Presidente de Interiorização da AMB


“A AMB deu uma continuidade no trabalho que estava sendo feito de aproximar todos os associados, não só os Magistrados, mas, principalmente, as pensionistas. O trabalho a ser feito, agora, da Coordenação de Aposentados e do Departamento de Pensionistas junto à Coordenadoria de Interiorização, é trazer para a AMB o maior número de pensionistas filiadas”
Flávio Fenoglio, Diretor da Secretaria de Interiorização da AMB


“É fundamental a realização desse evento. A partir de reuniões como essas, que não só aproximam as pessoas, mas também contribuem nas questões de respeito aos colegas aposentados e pensionistas. São em momentos como esse que a AMB consegue sintetizar os interesses da Magistratura”
Marcos Daros, Vice-Presidente Administrativo da AMB


“O evento foi espetacular. Tivemos palestras boas, de alto nível. Em síntese, o evento foi nota dez”
Ivan Bortoleto, do Tribunal de Justiça do Paraná


“Acho que os frutos desse evento virão. Estamos saindo, daqui, fortalecidas e fortificadas com o intuito de contribuir com a Magistratura e com o Diretoria de Pensionistas da AMB e do Paraná também”
Maria Marta Saliba Oliveira, do Departamento de Pensionistas do Paraná

Veja aqui a Carta dos Aposentados.

Fonte: AMB