Um dos pontos de destaque na tarde desta sexta-feira (30) no XXII Congresso Brasileiro de Magistrados foi o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, e a vice-presidente de Interiorização, Nartir Dantas Weber, apresentaram aos participantes do evento a publicação em formato gibi que tem o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o Poder Judiciário, direitos e deveres dos cidadãos.

João Ricardo explicou aos presentes que a AMB elaborou uma nova versão da cartilha. “Esse é um trabalho de incentivo à cidadania. O projeto está sendo tocado pelo nossa vice-presidente Nartir, que fez um excelente trabalho de atualização da cartilha que está sendo levada aos alunos do Ensino Fundamental”, ressaltou.

A revista da AMB que estimula a cidadania foi criada em 1992. Com o passar dos anos, ficou desatualizada. “Nós procuramos trazer nesta edição temas atuais, como bullying, lei Maria da Penha, entre outros. A ideia é levar aos alunos do Ensino Fundamental o que significa cidadania, acima de tudo”, explicou.

A vice-presidente lembrou que a cartilha está disponível no site da AMB e pode ser baixada pelos magistrados. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com as associações estaduais para que lancem a revista em seus estados. Para cada magistrado que seja juiz do interior ou mesmo da capital que tenha interesse em lançar a revista, a associação local vai dar todo o suporte, assim como a AMB” pontuou.

A primeira escola a receber a nova versão da cartilha foi a Escola Classe 308. O lançamento ocorreu em 30 de setembro deste ano,em Brasília. Os bonecos Brasilzinho e deusa Têmis menina, que representa a Justiça, chamaram a atenção da garotada. A companhia Néia e Nando apresentou uma peça teatral sobre um tema também muito atual: a alienação parental.


Fonte: AMB