O presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, inaugurou na última sexta-feira (11) a nova sede do Cartório da 17ª Zona Eleitoral, em Araxá, a 362km de Belo Horizonte. Em seu discurso, o desembargador ressaltou o apoio recebido dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios de Araxá e de Tapira, que integram a zona eleitoral. Além disso, ressaltou o importante trabalho feito pelo juiz eleitoral local, José Aparecido Fausto de Oliveira, e pelos servidores do cartório.
Ao falar, o juiz José Aparecido ressaltou a qualidade da nova sede, que considerou “ampla, moderna, com mais acessibilidade e condições para atender o cidadão”. Já o prefeito reeleito de Araxá, Aracely de Paula, disse que a nova sede é um reconhecimento da população de Araxá ao trabalho da Justiça Eleitoral.
A inauguração do cartório em Araxá marca também a inclusão do município no projeto da biometria. A cidade será a de número 250 em Minas a adotar o atendimento de eleitores por meio da biometria. Neste caso, o recadastramento biométrico não será obrigatório – ou seja, não há prazo para que os eleitores do município compareçam para este fim. “Em Minas Gerais, por sua extensão territorial, os desafios são sempre maiores. No entanto, até maio deste ano, o TRE conseguiu implantar o cadastramento biométrico dos eleitores em 249 municípios. Aproveitando esta ocasião especial, temos a alegria de informar que, agora, com Araxá, alcançamos a marca dos 250 municípios atendidos pela biometria”, comemorou o presidente do TRE.
Estiveram presentes à inauguração, além do presidente do TRE, do prefeito de Araxá e do juiz eleitoral, diversas autoridades. Dentre elas, a vice-prefeita reeleita, Lídia Jordão; a promotora Mara Lúcia Silva Dourado; o diretor-geral do TRE, Adriano Denardi e vereadores. Ao final do evento, fizeram o recadastramento biométrico o prefeito e a vice reeleitos, além do deputado estadual Bosco.
Patrono
A nova sede do cartório recebeu o nome do juiz Boanerges Lemos da Silva, que foi magistrado por mais de 20 anos em seu município natal, Araxá. Boanerges teve longa trajetória no Direito. “Que os testemunhos de homens públicos como o juiz Boanerges Lemos da Silva possam nos encorajar cada vez mais a lutar pelos verdadeiros valores que se encontram na base de qualquer sociedade que busca construir para o futuro”, ressaltou o desembargador Domingos Coelho.
Mariângela Lemos Ribeiro da Silva, filha do patrono da nova sede da Justiça Eleitoral em Araxá, agradeceu emocionada a homenagem e lembrou que Boanerges faria 100 anos em outubro deste ano.
Imóvel
O imóvel, localizado na Avenida João Paulo II, 1.770, bairro Guilhermina Chaer, tem 662,81m² no pavimento térreo e 380,64m² no pavimento inferior/garagem e fica próximo à Cidade Administrativa e à Câmara Municipal. O espaço destinado ao cartório foi doado pela Prefeitura de Araxá à Justiça Eleitoral em 2014, por meio de Termo de Cessão assinado pelo prefeito Aracely e pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, presidente do TRE à época.
Além dos espaços para atendimento aos eleitores, com cinco guichês – podendo chegar a sete em dias de maior movimento –, há locais destinados ao armazenamento e preparação das urnas eletrônicas, auditório e arquivo. O cartório servirá a cerca de 80 mil eleitores pertencentes à 17ª Zona Eleitoral.
Fonte: TRE-MG