A sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais será transferida, em caráter simbólico, para o Cartório da 101ª Zona Eleitoral de Diamantina (Rua Macau de Baixo nº 310, Centro), nesta terça-feira, 12 de setembro. A portaria 286/2023, que regulamentou a transferência da sede, foi assinada pelo presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini. 

O ato é uma homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek - JK, importante figura no cenário político mineiro e brasileiro, que nasceu em Diamantina. O objetivo é manter viva a história do nosso país e, sobretudo, do estado de Minas Gerais, celeiro da liberdade. 

Ainda no dia 12, às 16 horas, será realizada, nas dependências do Cartório Eleitoral, a sessão da Corte Eleitoral. A transmissão de todo o evento ocorrerá pelo canal do TRE-MG no YouTube

Nesse mesmo dia, o Governo de Minas Gerais também fará a transferência simbólica da Capital do estado para Diamantina, que sediará a solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. 

Homenageado 

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em Diamantina no dia em 12 de setembro de 1902. Formou-se em Medicina em 17 de dezembro de 1927. Foi prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945, quando realizou uma de suas mais importantes obras: a construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. 

Foi deputado federal por Minas Gerais de 1935 a 1937, e de 1946 a 1951; e Governador por Minas Gerais de 1951 a 1955, quando criou as Centrais Elétricas de Minas Gerais (atual Companhia Energética de Minas Gerais) – CEMIG, período marcado ainda pelo construção de usinas hidrelétricas, estradas e grande estímulo à industrialização. 

Eleito presidente da república, atuou de 1956 a 1961, período de grande industrialização e crescimento econômico do país. A construção de Brasília, a nova capital federal, foi considerada sua maior obra.

Fonte: TRE-MG